Valência é a Cidade das Artes

Desde que saiu completamente do papel, em 2005, a Cidade das Artes e das Ciências virou símbolo de Valência. Não unânime, mas ainda assim uma referência na cidade, que passou a respirar ares mais modernos com o grande projeto arquitetônico de seu filho pródigo, o arquiteto Santiago Calatrava. Ao longo de uma faixa de 350 mil metros quadrados pelo leito do Rio Túria, o complexo abriga museu interativo, auditório comparável ao da Ópera de Sydney, sala de cinema com tela Imax e planetário.
Grande estrela ali é o Oceanogràfic, um dos maiores aquários da Europa. Crianças viram adultos com tanta informação disponível sobre os milhares de animais de todos os oceanos, expostos em espaços amplos e muito bem cuidados. Adultos viram crianças ao ver de perto criaturas que imaginavam existir apenas nas 20 mil Léguas Submarinas. Não deixe de contemplar as morsas – afinal, não é todo dia que você vê uma -, e rodopie diante do vidro dos leões-marinhos, que costumam retribuir.
Um dia inteiro pode ser pouco. O Museu de Ciências Príncipe Felipe tem experiências sensoriais para explicar um bê-á-bá de física, química e da biologia. Aprender por meio de experimentos interativos é uma chance de mesclar diversão com conhecimento nas férias.
Todas as atrações da Cidade das Artes e das Ciências podem ser visitadas e pagas separadamente. Para ver tudo, o complexo vende um pacote que dá direito a dois ou três dias de visitas a todos os espaços.