Risoto de Beterraba da Chef Helena Rizzo

Uma receita fácil para comemorar o dia internacional da Mulher

A chef Helena Rizzo dispensa apresentações, além de hoje comandar a bancada de jurados do “Masterchef Brasil”, seu restuarante em São Paulo, o Maní, figura constantemente entre os melhores do mundo, e conquistou os prêmios de melhor chef mulher da América Latina, em 2013, e no ano seguinte, de melhor do mundo pelo The World’s 50 Best Restaurants, premiação da revista britânica Restaurant.

Helena começou a vida profissional como modelo e chegou a estudar arquitetura, mas se apaixonou mesmo foi pela cozinha. Em 2000, rumou para Europa, disposta a aprender de tudo e em todos os lugares possíveis – foram quatro anos mergulhada em formação e informação, na Itália e França, até chegar ao já famoso Celler de Can Roca em Girona, na Espanha. O Maní foi aberto em 2006. E, desde sua abertura, o restaurante foi conquistando cada vez mais seu espaço.

Nesta semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, nada melhor do que uma receita de uma chef renovada e empoderada.

Risoto de Beterraba

Ingredientes:

  • 400g de beterraba (mais 150g do líquido)
  • 100g de arroz carnaroli
  • 225g de caldo de legumes
  • 30g de manteiga
  • 35g de parmesão
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Salsinha picada

Preparo:
Descasque as beterrabas e passe-as pela centrífuga. Separe 150g deste líquido para usar no risoto. Numa panela, ponha o arroz, um pouco da água e complete com caldo de legumes. Adicione sal e pimenta. Mexa o suficiente para que o arroz não grude no fundo da panela. A medida que o caldo for evaporando, vá acrescentando alternadamente suco de beterraba e caldo. Quando os grãos estiverem “al dente”, tire a panela do fogo e misture a manteiga e o parmesão até dar liga. Adicione a salsinha picada e ajuste o sal.

Texto: Paladar/Estadão Conteúdo & Foto: Divulgação