The Crown “bomba” na Netflix nesses últimos dias

A Netflix anunciou na última sexta-feira (dia 9) que suspendeu temporariamente as filmagens de sua série, “The Crown”, um dia após a morte da rainha Elizabeth II, aos 96 anos.

A plataforma de streaming americana está produzindo a sexta temporada da bem-sucedida saga real, que em edições anteriores retratou detalhes da vida da soberana britânica, como seu casamento, suas relações familiares, além de escândalos e crises políticas.

Respeito
“Como demonstração de respeito, hoje (sexta) as filmagens de ‘The Crown’ foram suspensas”, disse uma porta-voz da Netflix em nota à AFP. “As filmagens também serão suspensas durante o funeral de Sua Majestade, a rainha”.

A série vencedora de vários prêmios Emmy começou sua primeira temporada com o casamento da rainha Elizabeth e o príncipe Philip em 1947.

Novembro
A estreia da quinta temporada está prevista para novembro e deve contar fatos que marcaram a monarquia britânica na década de 1990, incluindo a morte da princesa Diana. A atriz Imelda Staunton interpretará a rainha.

Nos últimos dias, “The Crown” teve um aumento substancial na sua audiência na Netflix em virtude do falecimento da Rainha e voltou à lista das 10 séries mais assistidas na plataforma.

Ficção histórica
“The Crown” conta com quatro temporadas completas e mais duas em produção. Sobretudo, o programa conta a história de Elizabeth II desde a coroação de seu pai, George VI, e na sequência sua proclamação como Rainha — após a morte do Rei prematuramente. A série aborda e revê vários momentos históricos do Reino Unido, de Elizabeth II e da Família Real. Contudo, não é uma série documental. Ou seja, diálogos e situações foram criados.

Nas primeiras duas temporadas, Elizabeth II é interpretada pela atriz britânica Claire Foy (O Primeiro Homem e Millenniun) – um trabalho excepcional que consegue canalizar todo o carisma que a Rainha adquiriu, durante décadas, na personagem. Destaque também, nessas primeiras temporadas. para o ator Matt Smith (A Casa do Dragão) que dá vida ao jovem Príncipe Philip, marido de Elizabeth, de forma precisa e com muita classe.

“The Crown” prefere abordar os temas populares e leves da Família Real – no sentido Pop/Celebridade (muito notado nos últimos anos) e mal passa por questões mais espinhosas historicamente como o implacável Império Britânico que explorava suas colônias sem respeitar os direitos humanos e que cometeu diversas injustiças.

Foto: Reprodução