Quem disse que ele é o vilão? – pão no dia a dia

Para seguir em forma, segredo é optar pelas versões integrais

O pão integral caseiro possui menos aditivos químicos tornando-o mais saudável foto: divulgação
O pão integral caseiro possui menos aditivos químicos tornando-o mais saudável
foto: divulgação

Preferência nacional na hora do lanche, o pão se transforma em vilão quando o assunto é emagrecimento. Cortá-lo da dieta (com muito sacrifício) é uma das primeiras medidas planejadas por quem quer perder peso, mas não é preciso ser tão radical. O segredo para continuar comendo o alimento sem prejudicar a saúde e a boa forma é, além de moderar o apetite, optar por versões integrais, sem glúten e com menos aditivos químicos (veja receita de pão caseiro ao lado).
De acordo com o nutrólogo e médico do esporte Romualdo Lima, o pão é rico em carboidrato, nutriente necessário em uma dieta balanceada. No entanto, o uso demasiado de estabilizantes e conservantes na fabricação industrial do alimento fez com que ele se tornasse menos saudável:”o ideal é consumir versões que sejam o mais próximas do natural possível”.
Pães multigrãos são boas escolhas, pois além de integrais, contêm chia, linhaça, girassol e gergelim, entre outras sementes, o que agrega mais nutrientes ao alimento.
“Para ser um verdadeiro pão integral, o primeiro ingrediente do rótulo deve ser farinha integral, que é mais mais rica em fibras e faz a digestão ser mais lenta”, diz a nutricionista Viviane Sohn, da Clínica Patricia Davidson Haiat.
Segundo a especialista, o pão branco pode ser retirado sem pena da dieta: feito basicamente de farinha e sal, ele tem glúten, que pode causar reação autoimune em algumas pessoas e provocar inchaço, falta de energia, dor de cabeça e constipação.
Para quem quer emagrecer, de fato é bom evitar comer pão, de qualquer tipo, à noite. Por ser uma grande fonte de energia, o alimento favorece o ganho de peso se consumido perto da hora do sono, quando o consumo calórico é menor.

22---Dieta