Técnica para cirurgia promete benefícios

Uma nova técnica para cirurgia torácica promete uma série de benefícios para o paciente. Chamada de cirurgia uniportal, o procedimento se diferencia pela abordagem da cavidade pleural (onde fica o pulmão), que é feita apenas com uma pequena incisão e a ressecção pulmonar é realizada por videocirurgia. “Nas técnicas que antecedem a cirurgia uniportal, há a necessidade de pelo menos três incisões, inclusive na cirurgia robótica, é preciso de quatro incisões, não havendo comprovação científica que esta cirurgia seja melhor que a outra, e ainda aumentando os custos dos procedimentos”, explica o cirurgião torácico da Beneficência Portuguesa de São Paulo Alexandre de Oliveira.
A técnica é um grande avanço da medicina, principalmente para a realização de biópsias pulmonares, biópsias pleurais, biópsias do mediastino, ressecções pulmonares cunha, tumores do mediastino e tratamento do pneumotórax – procedimentos que assustam grande parte dos pacientes e que agora, com essa tecnologia, podem se preocupar bem menos. “O avanço real que nos levou a evoluir neste campo é poder realizar grandes ressecções pulmonares (lobectomias), através de apenas uma incisão de 4 cm e poder oferecer isto a pacientes com câncer de pulmão, em suas fases iniciais, como primeira opção de tratamento”, disse o especialista.
Segundo Alexandre, a lobectomia Uniportal por videotoracoscopia representa o auge da evolução de técnicas minimamente invasivas em tratamento cirúrgico do câncer de pulmão. A cirurgia uniportal oferece menos risco durante a operação, retorno rápido às atividades, redução da permanência no hospital, menor dor no pós-operatório, necessidade de poucos medicamentos e favorecimento da estética.