Sopro de onda consumista no ar

Mergulhe nas infinitas opções de passeios e compras por Vegas

26---Las-Vegas

Os aromas dos produtos Hugo Boss e MAC no The Forum Shops, ou na Sephora e na Acca Kappa no Grand Canal parecem exalar a extravagância de Las Vegas. Turistas de olfato mais apurado – loucos por grifes, quem sabe? – talvez sintam também o cheiro das sacolas de papel com logomarcas de grifes estampadas, como Versace, Louis Vuitton, Michael Kors. São, elas mesmas, desejos de consumo em uma cidade que respira compras.

COMO OS ROMANOS
Com uma cenografia que pretende lembrar a Roma antiga, o espaçoso The Forum Shops (simon com/mall/the-forum-shops-at-caesars) reúne mais de 160 lojas em uma área total de 59 mil metros quadrados no hotel Caesars Palace. Grifes queridas dos brasileiros, caso de Armani, Diesel e Gucci, estão lá. Bem como uma réplica da Fontana di Trevi, com detalhes diferentes da original italiana, e um show de estátuas falantes e dançantes. Curioso, para dizer o mínimo.
Outra característica do shopping é tentar dar a sensação de que você está circulando a céu aberto. O forro simula um céu azul com nuvens esparsas, enquanto o piso é de paralelepípedos.
Uma explosão de aromas é a loja Bath & Body Works, que vende sabonetes e produtos para pele e cabelo com aromas inspirados em vários lugares do planeta. A fragrância Praia de Copacabana está lá.

mais itália
O Grand Canal Shoppes foi construído para ser uma recriação dos canais de Veneza em pleno deserto onde Las Vegas está. Com direito até a passeio de gôndola. Fica dentro do hotel The Venetian, o que explica o necessário. Por ali são também 160 lojas em 46 mil metros quadrados, e repete-se o forro com pintura de céu.
Os hidratantes corporais da Victoria’s Secret, que costumam causar excesso de peso nas malas brasileiras em retornos dos Estados Unidos ao Brasil, podem ser comprados no Grand Canal Shoppes; bem como itens da marca Calvin Klein.

Canal de Veneza foi reproduzido dentro do hotel The Venetian
Canal de Veneza foi reproduzido dentro do hotel The Venetian

descontos
Para quem quer pagar menos, Las Vegas tem duas unidades da rede Premium Outlets. O South fica 4 quilômetros ao sul da Strip e tem 140 lojas, inclusive Adidas, Polo Ralph Lauren e Tommy Hilfiger. No North, 3,5 quilômetros ao norte da via famosa, são 150 estabelecimentos, como Dolce & Gabana e Lacoste. Em ambos, o cheiro no ar é o da boa e velha sacola plástica, de preferência bem grande para caber todas as compras.
A ambos é possível chegar de ônibus. Custa de US$ 5 a US$ 8 o tíquete que dá direito a 24 horas de uso. O ônibus passa a cada 15 minutos em vários pontos da Strip. Veja horários e locais de parada: oesta.do/premiumsouth e oesta.do/premiumnorth.

Las Vegas possui duas unidades da rede Premium Outlets
Las Vegas possui duas unidades da rede Premium Outlets

parque de metal
A busca por mais vida ao ar livre que tem marcado os investimentos recentes em Vegas também tem cheiro: o de árvores distribuídas entre estruturas metálicas. A recuperação do antes degradado centro da cidade deu origem ao Downtown Container Park, um espaço de pequenas lojas e bares sobrepostos uns aos outros dentro de contêineres.
O mais agradável por ali são as mesas do lado de fora dos estabelecimentos, além de sofás e bancos. Tudo pensado para relaxar, tomar um sorvete, uma cerveja e aproveitar a temperatura ambiente, sem ar-condicionado nem céu de mentirinha.
Há até um playground no parque – um dos poucos lugares em que é possível ver crianças mais à vontade na cidade.

Uma lenda
Sob os pés e entre as mãos, o controle de um carro lendário. Dirigir uma Ferrari a 300 quilômetros por hora é uma possibilidade que Las Vegas oferece para estimular o sentido do tato. Um devaneio que, aqui, se torna realidade.
O circuito oval com 2,4 quilômetros de extensão é o mesmo que recebe provas da Nascar. O programa Dream Racing começa com vídeo explicativo e simulação. É quando o aspirante a piloto escuta instruções sobre o carro, os pontos ideais para trocar marchas, a curva perfeita – um passo a passo que dificilmente conseguirá reproduzir na pista, mas que vale o conhecimento.
O simulador lembra um videogame, o que faz toda a diferença em relação a um carro real. O veículo virtual é muito mais difícil de conduzir – espere derrapar e sair da pista durante o treino. Não é motivo para desanimar.
Antes de embarcar na F430GT, com seu charme rebaixado, o aspirante a piloto veste um macacão. Devidamente vestido e no clima, entre no carro junto do instrutor, que vai no banco do passageiro e dá as dicas dos momentos certos de acelerar e frear.
Guiar o carro é mais fácil do que parece. As marchas são botões ao lado do volante, nada de câmbio e embreagem. A cada pisada no acelerador nas retas ou virada da direção nas curvas, a emoção.
A corrida toda, com cinco voltas pelo autódromo, dura 2 ou 3 minutos, mas o programa completo leva duas horas. O custo é alto: US$ 500. Site: dreamracing.com.

boa noite
Roupa de cama impecavelmente engomada, fofos carpetes e enormes cabeceiras acolchoadas são marcas dos quartos do hotel Delano, inaugurado na Strip em setembro. O foco é, decididamente, o prazer do toque. Sofás confortáveis completam o ambiente, inteiramente projetado para o descanso. Tanto que o Delano (delanolasvegas.com) é um dos poucos hotéis na Strip que não têm cassino – e quem faz questão desta facilidade pode simplesmente seguir para o vizinho Mandalay Bay, do mesmo grupo.
O luxo tem preço, claro. A diária média do Delano é de cerca de US$ 400, bem mais salgada que a média geral de Las Vegas, que é de US$ 117. O parque hoteleiro é um dos pontos altos da cidade: são 150 mil quartos em hotéis de várias categorias, muitos deles com cassinos e várias opções de restaurantes, lojas e baladas. Com tanta oferta, é facílimo encontrar promoções – e bem difícil ter vontade de sair do hotel. Mas vale a pena passear. Seus sentidos agradecem.

festa de sabores
Sorte têm os paladares apurados de estarem em Las Vegas. A variedade gastronômica permite viajar em uma infinidade de sabores, sempre no embalo da extravagância que caracteriza a cidade. Afinal, o que não falta é chef celebridade e restaurante badalado. Um elenco que faz de tudo para se diferenciar.
‘TOP CHEF’: Inaugurado em 2013 no hotel The Mirage, o Tom Colicchio’s Heritage Steak leva a assinatura do cozinheiro que ficou célebre como jurado do reality show Top Chef. A comida é a típica dos Estados Unidos, mas sem a aura de fast food, claro. Carnes em forno a lenha, “de animais livres de antibióticos e hormônios”, como ressalta o cardápio, são a especialidade da casa.
Tentáculos de polvo, costelas de cordeiro e peito de pato convidam à experimentação. Boa pedida é o menu de frutos do mar, com peixe, lagosta e camarão. A refeição custa, em média, US$ 70 por pessoa: craftrestaurantsinc.com/heritage-steak.
ESTRELA JAPONESA: Nobu Matsuhisa é outro chef estrelado que abriu restaurante em Las Vegas em 2013 – e também hospedagem com seu nome, o Hotel Nobu, em uma das torres do Caesars Palace. É a maior unidade do restaurante Nobu entre as 32 espalhadas pelo mundo – tem mil metros quadrados e 327 lugares.
O modelo de refeição que é o carro-chefe do restaurante inclui uma grelha junto da mesa e um cozinheiro preparando pratos diante dos clientes. Por US$ 190 por pessoa, inclui saladas, sashimis, peixe com caviar, carnes e os pescados grelhados que são a especialidade da casa. Se sobrar espaço, peça o cheesecake de sobremesa. Site: oesta.do/nobuvegas.
CHOCOLATE COM BACON: O casal Michael e Jenna Morton acredita que a refeição pode ser uma jornada multissensorial. Em seu restaurante em Las Vegas, o Crush, inaugurado em 2013, tal interpretação da experiência gastronômica é traduzida, entre outras curiosidades, por uma pizza doce de queijo, cream cheese, Nutella e… bacon.
O menu, declaradamente influenciado pelo mundo todo, também lista salmão grelhado com ostras e cenoura, que chega à mesa crocante; e mini-hambúrguer angus com ovo de codorna frito, queijo e cebola. Em média, a refeição custa US$ 40 por pessoa: crushmgm.com.
‘TE FA BENE’: Para um almoço ou jantar com sotaque italiano, o Scarpetta, no hotel The Cosmopolitan, segue o script das cantinas tradicionais (US$ 50 por pessoa). Começa no pão da casa, segue com a leve salada e, então, apresenta as massas. Escolha entre o agnolotti de costela bovina, o fettuccine verde apimentado ou o ravióli recheado com foie gras. O chef Scott Conant é norte-americano; a casa também tem suculentos filés bovinos grelhados, do tipo que desmancham na boca. Site: oesta.do/scarpettavegas.