Projeto Enem 2018, como entrar na Universidade

Após não passar na primeira tentativa, Luana estudou por mais um ano e conseguiu entrar na UFRJ

Dicas de como se preparar (de novo) para se dar bem no vestibular

texto: Evelin Azevedo/infoglobo | foto: ANTONIO SCORZA

Na segunda-feira (29), milhares de estudantes foram conferir seus resultados na primeira chamada do Sisu, sistema que usa a nota do Enem para dar acesso a diversas universidades públicas do Brasil. Muitos ficaram tristes ao verem que não foram classificados. Fato semelhante aconteceu com Luana Guimarães, no início de 2017. A estudante, de 19 anos, tentou, sem sucesso, ingressar em uma faculdade de Medicina. Passado um ano de muito estudo, a carioca pôde comemorar, nesta semana, a conquista da vaga na UFRJ.
“Fui me sentindo feliz aos pouquinhos. Quando olhei o gabarito da prova, quando saíram as notas e no momento do resultado. Deu vontade de contar para todo mundo” – diz, feliz, a estudante.
Engana-se quem pensa que passar mais um ano estudando para entrar na universidade seja perda de tempo.
“Em cursos concorridos, como Medicina e escolas militares, é normal que os alunos tentem vaga mais de uma vez. É preciso mais um ano de estudos focados para estar pronto de verdade. Quando estuda demais, você não está desperdiçando tempo, está ganhando conhecimento” – diz Tiago Martins, diretor e professor do Colégio Força Máxima.
Para Luana, este ano de preparação para o Enem foi fundamental. A jovem disse que, em sua segunda tentativa, não passou pelos mesmos problemas enfrentados na primeira vez. Durante a prova feita em 2016, ela não conseguiu resolver diversas questões por ter ficado nervosa e sofrido do famoso “branco”.

Estratégia de estudos e apoio da família

Nesta nova tentativa é preciso avaliar quais foram as disciplinas com melhor e pior desempenho. Apesar de ser necessário estudar todo o conteúdo novamente, o diagnóstico ajuda a traçar um plano de estudos mais eficiente.
“No começo do ano, orientamos o aluno a estudar todas as matérias. Com o passar do tempo e os resultados dos simulados, observamos quais pontos ele deve dar mais atenção” – explica Vicente Delorme, diretor de ensino do Curso pH.
A família é fundamental neste retorno aos estudos.
“É preciso apoiar o sonho daquele aluno. Os pais, muitas vezes, na ansiedade de fazer o filho entrar para a faculdade, acabam estimulando o estudante a desistir daquele objetivo e escolher um curso da mesma área. Se não passou para Medicina, eles orientam a tentar Nutrição, por exemplo” – diz Tiago.