Corpo Sarado, Para entrar em forma sem sair de casa

É possível fazer exercícios em casa que melhoram a resistência

texto: Evelin Azevedo/infoglobo | Foto: Divulgação

Muitas pessoas alegam não fazer exercícios físicos por não ter tempo nem dinheiro para academia. Se você é um desses, suas desculpas acabaram! É possível fazer treinamentos em casa com movimentos que melhoram o sistema cardiovascular e a resistência muscular. Mas é preciso fazer com cuidado e com autorização médica, de preferência.
“Esses são exercícios que trabalham o corpo de uma maneira geral. Eles devem ser feitos alternadamente” – diz o profissional de educação física Vilson Borges, coordenador da assessoria de corrida Hapvida +1K.
O segredo para um melhor resultado é praticar essas atividades em um intervalo curto, o que ajuda a aumentar a intensidade dos movimentos. O ideal é fazer cada exercício por 30 segundos, com 15 segundos de descanso. A série com os cinco movimentos deve ser feita três vezes, totalizando, no máximo, meia hora.
“A sequência gera um desgaste cardiorrespiratório maior porque combina os exercícios aeróbicos com os de resistência, aumentando a eficiência” – explica Vilson.
Mas, atenção: apesar de serem exercícios simples, há risco de lesão.
“É bom ter um profissional para orientar se os movimentos estão corretos. Os exercícios são a pílula da vida. Então as orientações evitam que a pessoa se machuque” alerta o ortopedista Marcello Serrão.