Fiat Toro enfrenta a Duster Oroch

A Toro é mais acessível, mas somente automática

Essas picapes excêntricas são capazes de transportar cinco passageiros sem aperto e capacidade de carga próxima dos modelos médios
Essas picapes excêntricas são capazes de transportar cinco passageiros sem aperto e capacidade de carga próxima dos modelos médios

Por enquanto, a Fiat não vai oferecer câmbio manual para a Toro com motor 1.8 flexível. A versão Freedom, de entrada da linha, vem de série com a caixa automática de seis marchas.
A picape tem controle de tração e estabilidade, direção com assistência elétrica, ar-condicionado (manual), assistente de saída em rampa, controlador de velocidade de cruzeiro, computador de bordo, som com Bluetooth
e sensor de obstáculos, entre outros. Rodas de liga leve são opcionais.

DIESEL
O motor a diesel será oferecido nas versões Freedom (com câmbio manual) e Volcano, com o automático de nove marchas. A versão de topo acrescenta tração 4×4, assistente de descida em rampa, câmera na traseira, ar-condicionado automático com duas zonas de temperatura, central multimídia com tela de 5 polegadas e faróis de neblina com iluminação auxiliar de curvas, entre outros.
Entre os opcionais há teto solar, chave presencial (keyless), airbags laterais, de cortina e joelho e bancos revestidos parcialmente de couro – o do motorista tem ajustes
elétricos.

custo-benefício
No caminho que liga São Paulo a Campinas, a Duster Oroch foi se revelando. As linhas são agradáveis e transmitem robustez. E o motor 2.0 16V de até 148 cv garante boa agilidade à picape. Graças também ao câmbio manual de seis marchas (com relações curtas), essa Renault é rápida nas arrancadas.
A cabine é confortável, mas o isolamento acústico deixa passar ruídos provenientes da suspensão e até das trocas de marchas. Essa é uma característica dos modelos da família (Duster, Sandero e Logan).
Outro sintoma desses carros, e presente também na Oroch, é a imprecisão do marcador digital de combustível. Quando a última barrinha se apagou e o computador de bordo indicava autonomia ‘zerada’, paramos no posto e o frentista colocou apenas 41,4 litros no tanque, que tem capacidade para 50 litros. Ou seja, excesso de alerta para um reservatório que ainda estava com quase 20% da capacidade. Aliás, o tanque é pequeno para um motor com tanta sede (fez menos de 7 km/l na cidade, com etanol).
Para um carro lançado há pouco tempo, chama a atenção haver parafusos oxidados no fundo dos porta-copos. Uma outra forma de fixação do suporte poderia evitar o surgimento de ferrugem. Além de o puxador da porta traseira não ser prático, o apoio de cabeça do banco do motorista do carro avaliado estava se soltando. O melhor da Oroch é o custo-benefício.

Motor 2.0 16v de até 148cv garante boa dirigibilidade a Oroch O painel de instrumentos da Toro traz central multimídia de 5’’ Foto: : divulgação
Motor 2.0 16v de até 148cv garante boa dirigibilidade a Oroch
O painel de instrumentos da Toro traz central multimídia de 5’’
Foto: : divulgação