Faxina é aliada a gasto de energia

Saiba quantas calorias podem ser queimadas em cada tarefa

18---Faxina

Se você torce o nariz para a faxina, que tal encará-la como uma forma de aumentar a queima calórica? Embora não possam ser consideradas exercícios físicos, atividades como lavar roupa e varrer a casa, por exemplo, contribuem com o gasto de energia e o trabalho muscular, o que resulta no incremento da qualidade de vida, garante o personal trainer Moisés Marinho: ”o maior benefício é o movimento, que ajuda a tirar do sedentarismo. Ao se dedicar às tarefas domésticas, a pessoa eleva a frequência cardíaca, o que estressa o corpo e gera uma resposta. A longo prazo, isso produz mais força e disposição”, explica Marinho, coordenador técnico da Fórmula Academia.
Segundo o especialista, o gasto calórico vai depender do volume e da intensidade com a qual se faz a limpeza e a arrumação. No entanto, como a faxina não pode ser classificada como atividade física, porque não é orientada por um profissional, ela deve apenas complementar os ganhos produzidos pela prática de algum esporte, em vez de virar a única forma de mexer o corpo.
“Esse tipo de trabalho até traz fortalecimento muscular, mas depois da segunda ou terceira vez que ele é realizado, o organismo se acostuma. Para que houvesse evolução, seria preciso aplicar uma sobrecarga, mas isso é muito difícil”, afirma o personal trainer. “O que se pode fazer é tentar andar mais rápido pela casa, por exemplo”.

Atenção à postura
Para evitar lesões durante a faxina, observar a postura é extremamente importante. Além disso, o alongamento deve ser praticado antes e depois da atividade. “A falta dele pode acarretar problemas nos tecidos dos tendões, que levam mais tempo para se regenerar do que os músculos”, diz Moisés.