Vacina tem segurança aprovada

Vacina deve ser aplicada em 3 doses Foto: divulgação
Vacina deve ser aplicada em 3 doses
Foto: divulgação

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança deu nesta semana parecer favorável à vacina contra dengue do laboratório Sanofi-Pasteur, a primeira a chegar a esse estágio. Isso quer dizer que a segurança da parte industrial da vacina foi aprovada, seu manuseio não coloca ninguém em risco, e a vacina está liberada para comercialização. O produto agora aguarda concessão de registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que corre em paralelo a esta desde março.
A vacina foi testada em 40 mil pessoas em 15 países – inclusive no Brasil, em 3.550 adolescentes em Natal, Vitória, Campo Grande, Goiânia e Fortaleza -, e os resultados, apresentados no fim de 2014.
“Esperamos que até o fim do ano haja esta aprovação, justamente para aproveitar o verão, porque a primeira dose da vacina já garante eficácia de 74% contra os quatro sorotipos da doença”, diz a diretora médica da Sanofi-Pasteur, Sheila Homsani.
Segundo ela, a vacina deve ser aplicada em três doses, com intervalo de seis meses entre elas, para garantir proteção de 93% em crianças a partir de 9 anos. Entre janeiro e julho, houve no estado do Rio de Janeiro
48.797 casos de dengue, número seis vezes maior do que em todo 2014 (7.819).