É crendice ou funciona? geração para geração

A apresentadora Angélica usou ovo quente para curar terçol

texto: Ana Paula Blower /infoglobo | foto: divulgação
texto: Ana Paula Blower /infoglobo | foto: divulgação

Algumas crendices populares para tratar problemas de saúde são passadas de geração para geração. Quase uma herança familiar. Angélica usou uma delas. Em uma rede social, ela contou que havia acordado com terçol e optou por um método nada ortodoxo para eliminá-lo: ovo quente. Mas poderia ser o anel quente também. Quem já ouviu falar?
O oftalmologista Sérgio Felberg explica que o que a apresentadora fez tem um sentido, mas que ele não está relacionado ao alimento.
“O terçol é como uma espinha na pálpebra, e o calor no local pode ajudar em uma evolução favorável. Mas existem formas mais adequadas de se fazer isso, como compressa de água quente com material mais apropriado, algodão ou gaze limpa, para evitar outras infecções” – diz o membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
Ao contrário da técnica do ovo quente, existe a do repolho congelado para desempedrar o leite materno. Na prática, a ideia é a mesma: a temperatura faz a diferença.
“O que acontece é que a mulher tem a mama inflamada. A compressa gelada auxilia no processo inflamatório. Não é que o repolho tenha um efeito, mas o fato de ele estar gelado” – observa Ricardo Cordeiro, clínico geral do Hospital Norte D’Or.
Há ainda um fator que ajuda na perduração das crendices: alguns sintomas podem passar espontaneamente.
“Muitas conjuntivites e terçóis curam sozinhos. Quem usa essas práticas populares têm a impressão de que foi isso que curou” – afirma Felberg.

26---Geração-3

Leite com manga: será que faz mal?

Há ainda as crendices que se perpetuam por séculos, como a de que leite com manga faz mal. Acredita-se que o mito venha do Brasil Colonial, quando donos de fazenda espalhavam a ideia na senzala para que os escravos não buscassem outros alimentos além do que era oferecido a eles. Quando passavam mal, logo colocavam a culpa na dupla. Mas não há qualquer comprovação científica dos malefícios da combinação.
Além do conselho de não comer os dois juntos, você já deve ter ouvido vários para tratar queimaduras.
“É comum pacientes com queimaduras chegarem à emergência com pó de café, emplastros. A equipe médica tem mais trabalho para tirar isso, lavar a ferida e acaba aumentando a dor do paciente. Não se deve colocar nada a não ser água fria” – aconselha o clínico geral Ricardo Cordeiro.
Para evitar consequências ruins do uso de técnicas caseiras, o médico acredita que é preciso reforçar a relação de confiança entre o profissional da Saúde e o paciente.
“No momento da dúvida, o profissional da Saúde esclarece para não haver crendices em primeiro lugar” – conclui. O acompanhamento médico é necessário para não confundir o diagnóstico.