Conheça os exercícios que protegem contra dores

Se você sofre de dores nas costas, talvez a origem do problema esteja um pouco mais abaixo do que se imagina. O enfraquecimento dos músculos glúteos pode gerar o chamado desequilíbrio pélvico, ou seja, a assimetria óssea dos quadris causada por um desequilíbrio no andar. Com isso, ocorrem lesões na coluna. A boa notícia é que exercícios simples de fortalecimento muscular ajudam tanto a prevenir quanto a tratar o problema.
Segundo o fisioterapeuta Helder Montenegro, quando os músculos glúteo maior e médio (lateral do bumbum) estão enfraquecidos, a pessoa perde a capacidade de frear corretamente ao andar. Consequentemente, o movimento dos quadris fica mais amplo do que o normal, o que provoca desvios na coluna.
Esse tipo de assimetria óssea pode afetar homens e mulheres, porém é mais comum no sexo feminino, que já costuma esticar mais os joelhos ao fim do passo.
De acordo com Helder Montenegro, pesquisas mostram que pessoas que trabalham em pé por mais de duas horas ao dia, tendem a sofrer de fraqueza na musculatura glútea.
“Os desvios na coluna gerados pelo desequilíbrio pélvico podem causar até hérnia de disco. Outro problema comum é a bursite trocantérica, que atinge o osso do fêmur. Quem tem esse tipo de bursite já sente ou vai sentir dores nas costas”, afirma.
O desvio em valgo do joelho (quando ele entorta para dentro durante práticas esportivas ou descida de escadas, por exemplo) é um sinal de que os glúteos precisam ser fortalecidos. Uma avaliação funcional pode diagnosticar com precisão se há desequilíbrio pélvico ou não.
Segundo a terapeuta corporal e gerontóloga Mônica Pimenta, fazer exercícios que visam ao aumento da consciência corporal é importante para ampliar a atenção ao movimento na caminhada. Uma dica é usar uma bolinha embaixo do pé para massageá-lo, duas a três vezes por semana, com o objetivo de relaxar a musculatura e desenvolver a percepção da área.

23---Dores