DIALOGANDO SOBRE: Que profissão escolher? Que carreira seguir?

Daniele Guimarães
Psicóloga
CRP: 06/115301

O momento da escolha profissional é bastante complexo na vida de uma pessoa. Ao fazer sua opção, o indivíduo busca conciliar suas idealizações pessoais com as demandas do mercado e as expectativas das pessoas que compõem o seu universo representacional. Entretanto, nem sempre essas três perspectivas convergem em uma mesma direção e muitos conflitos surgem no momento decisório.
É nesse contexto, então, que a Orientação Profissional (OP) assume a sua importância: por meio da promoção do autoconhecimento, a OP auxilia o indivíduo na resolução desses conflitos e na decisão pela profissão.
Durante o processo, as pessoas se conhecem melhor como indivíduos reais, percebendo suas identificações e características, adquirindo melhores condições para realizar sua escolha profissional sem muitas fantasias sobre estes aspectos.
A orientação não é direcionada apenas à escolha de um curso universitário, mas sim a uma escolha de carreira, que pode depender de um curso de graduação, técnico, ou simplesmente de cursos livres de capacitação.
O foco da orientação profissional deve ser sempre auxiliar o indivíduo a realizar uma escolha convicta e responsabilizar-se por ela, percebendo que uma escolha sempre implica em renúncias.
Se você se identificou com esta matéria, nós da Clínica Raia podemos ajudá-lo!