Diagnóstico precoce é a melhor arma | Diabetes

16 - Diabetes 2

O tipo 2 da doença está crescendo devido ao sobrepeso e sedentarismo

O Dia Mundial do Diabetes foi lembrado no dia 14 de novembro para alertar sobre os efeitos da doença e a importância do diagnóstico precoce. Cada vez mais, surgem casos do tipo 2, resultado de maus hábitos alimentares e sedentarismo. O Brasil possui hoje 14,3 milhões de pessoas com diabetes, o que representa 9% da população. Metade delas, entretanto, não sabe que tem o problema.

“O diagnóstico precoce evita complicações da doença. Quanto mais cedo for feito, melhor o tratamento e o risco de alteração do rim, que é a principal causa de insuficiência renal e hemodiálise no mundo. Além disso, diminui o risco da neuropatia diabética, em que os nervos param de funcionar e, em casos mais graves, leva à amputação” – comenta o endocrinologista Flavio Cadegiani.

O diabetes mellitus é a elevação da glicose no sangue. Há dois tipos da doença. No tipo 1, a produção de insulina do pâncreas é insuficiente. Os portadores precisam de injeções diárias de insulina. No tipo 2 (cerca de 90% dos casos), a insulina está presente no organismo, mas sua ação é dificultada pela obesidade. Por ter poucos sintomas, na maioria das vezes permanece por anos sem diagnóstico.

“A doença está acometendo cada vez mais cedo. Já estamos recebendo adolescentes obesos com diabetes do tipo 2. A adoção de estilo de vida e alimentação saudável são medidas extremamente importantes na prevenção da doença” – alerta Rodrigo de Oliveira Moreira, da diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Texto: Evelin Azevedo/todo extra