Pé no freio antes de mudar a aparência

Saiba quais os riscos dos procedimentos estéticos mais comuns

Mudar algo na aparência, um detalhe que seja, é desejo de muitos mortais. Em meio à ansiedade de parecer mais bonito, quem opta por fazer procedimentos estéticos deve ter muita cautela antes de se entregar aos cuidados de outra pessoa. Conhecer os riscos de cada técnica e, principalmente, escolher um profissional capacitado são medidas essenciais para evitar complicações. Na segunda-feira (11), a modelo Raquel Santos, de 28 anos, morreu após um preenchimento de ‘bigode chinês’, em Niterói.
No site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica., pode-se consultar se o médico é especialista. Se for sim, certamente ele é bem preparado.
As primeiras consultas com o médico são as mais importantes, porque nelas será traçado o perfil do paciente, para saber se ele faz uso de medicações, tem alguma alergia ou sofre de doenças. É muito comum a pessoa esconder algumas informações para conseguir realizar a cirurgia, mas é preciso ser sincero.
São pedidos exames de sangue (para avaliar nutrição, coagulação e cicatrização) e de imagem (da área a ser operada e de pulmão). Depois, o paciente deve se consultar com um cardiologista para que ele emita um parecer sobre as condições cardiopulmonares. Podem ser necessários ainda encontros com o anestesista e acompanhamento psicológico.

texto: Camilla Muniz
texto: Camilla Muniz