Suplementos engordam ou potencializam os resultados?

A alimentação reforçada também deve ser preocupação

texto: Agência Carti | fonte: Nature Center  | foto: divulgação
texto: Agência Carti | fonte: Nature Center | foto: divulgação

Há tempos as academias deixaram de ser um território exclusivamente masculino – a prática de exercícios pesados, onde se exige força e resistência ganha a cada dia mais adeptas. As vantagens da musculação para as mulheres são indiscutíveis: a atividade tonifica os músculos, ajuda no emagrecimento, na definição da silhueta e até mesmo na redução da celulite. E não para por aí, a musculação também favorece à saúde e bem-estar: malhar beneficia a autoestima, o bom humor, fortalece o coração e acelera o metabolismo. Por essas e outras razões, cada vez mais mulheres apostam nessa modalidade para conseguir mais beleza e qualidade de vida. Porém, com tamanha popularização, uma questão se tornou recorrente também entre o público feminino: tomar suplemento é; uma regra para quem aposta na musculação? Esses produtos engordam ou podem auxiliar o plano de exercícios?

Começando pelo essencial
Como o uso de suplementos é muito comum entre os praticantes de musculação, muitas mulheres creem que tão logo iniciem a prática, devem fazer uso de algum suplemento e daí surge o medo de engordar. Como boa parte delas começa uma rotina de exercícios visando emagrecer, muitas vezes o dilema ‘suplementaçãoxbalança’ surge. O fato é que, antes de qualquer medida, é preciso avaliar um item primordial para que os resultados sejam alcançados: a dieta.
De acordo com a nutricionista Sinara Menezes, este é um erro comum entre os iniciantes, “muitos começam a fazer uso de suplementos sem ao menos terem corrigido a alimentação. Além de ser uma atitude perigosa, pode surtir efeito contrário do esperado.” – de acordo com a especialista da Nature Center, é primordial que qualquer pessoa que inicie uma atividade física procure ajuda profissional afim de adequar seus hábitos alimentares, não somente para assegurar o alinhamento da dieta com o treino, mas também para avaliar a real necessidade da suplementação.
Quando se pratica treinos que exigem alta oferta de energia, como a musculação, o cuidado com a alimentação deve ser redobrado – seja para emagrecer ou para ganhar massa muscular. Nessa atividade, alguns nutrientes são extremamente importantes para evitar que a atividade cause danos aos músculos: quando a praticante não se alimenta adequadamente, especialmente antes dos treinos, existe o risco do corpo utilizar os próprios músculos como fonte de energia, levando ao temido catabolismo. Essa preocupação não deve ser exclusiva daquelas que desejam definir os músculos – quanto mais desenvolvido o tecido muscular, mais acelerado será o metabolismo, favorecendo também o emagrecimento.
Quando a suplementação deve fazer parte da dieta
Em vista disso é natural que muitas mulheres imaginem que somente através da suplementação será possível suprir essa necessidade extra de energia. Porém, de acordo com a nutricionista, a dieta equilibrada é totalmente capaz de preencher tal carência em um primeiro momento. “A princípio, a correção da dieta, principalmente no que diz respeito a ingestão balanceada de carboidratos e proteínas, é muito mais eficaz e segura do que o uso de produtos específicos. Posteriormente, com a evolução do treino, uma nova avaliação deve ser feita para verificar se a dieta deve ser readaptada ou até mesmo complementada por um produto.” Isso significa que os suplementos estão totalmente descartados para as iniciantes? Para a profissional isso não é via de regra, pois esses produtos podem auxiliar a acelerar os resultados em manter a mulher motivada – o primordial é que a dieta seja adaptada e que sempre haja um acompanhamento profissional.
Além disso, não se pode ignorar a praticidade do uso: especialmente quando o treino evolui e a atividade é praticada com regularidade, o aporte nutricional e calórico pode ser maior, exigindo mais da dieta. Considerando-se a rotina corrida, muitas vezes resta pouco tempo para dedicar-se a ao preparo das refeições. Neste momento, os suplementos podem ser coadjuvantes no plano nutricional, auxiliando a complementar a alimentação e ajudando na manutenção dos resultados. Porém, quando é hora desses itens fazerem parte da dieta? Para Sinara, o estado nutricional, os objetivos e até mesmo a intensidade dos treinos é que vão ditar essa necessidade.

Whey engorda?
Uma preocupação muito comum entre as adeptas da musculação é se os hiperproteicos são capazes de favorecer o ganho de peso – neste ponto a palavra-chave é equilíbrio. Essa proteína de alto valor biológico é de grande valia para praticantes de musculação que desejam aumentar o ganho de massa magra, Porém, de acordo com a nutricionista, é preciso cuidado com seu consumo: o Whey Protein (mesmo aqueles desenvolvidos especialmente para mulheres) só deve ser tomado sob orientação de um profissional, quando a dieta não é capaz de suprir as proteínas necessárias. Quando a mulher faz uso desse e de qualquer suplemento sem orientação profissional, não existe somente o risco de engordar, mas também de sobrecarregar o organismo e prejudicar a saúde. Por isso é essencial que seu uso seja devidamente prescrito e alinhado com uma dieta equilibrada, dessa forma é possível aproveitar todo potencial dessa proteína.