Sinal Analógico, desligamento é prorrogado em algumas regiões

Mudanças podem acontecer até 31 de janeiro de 2018

texto: Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil | foto: divulgação

O desligamento do sinal analógico na região de Campinas e Vale do Paraíba, que estava marcado para quarta-feira (29), tem nova data. É o dia 17 de janeiro de 2018. A decisão foi tomada em uma reunião na manhã da terça-feira (28), em Brasília (DF), na sede da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pelo grupo responsável pela implantação do sinal digital em todo o país.
Já o prazo final para o desligamento em Santos foi estendido até 20 de dezembro, em Ribeirão Preto e Franca foi estendido até 31 de janeiro de 2018.
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a prorrogação do prazo nas últimas duas cidades foi tomada porque não se atingiu o percentual mínimo de domicílios com sinal digital para o desligamento (que é de 90%).
Em Ribeirão Preto, 84% dos domicílios contam com sinal digital; e em Franca, 80%. Em Santos, até o último dia 25, o percentual atingido era de 89%; em Campinas e no Vale do Paraíba, 88%.
Segundo a Anatel, a digitalização da TV aberta permitirá que os telespectadores assistam aos programas com maior qualidade de som e imagem, “além de trazer outras vantagens, como suporte à recepção móvel”.
O sinal analógico ainda não foi desligado em todo o Estado de São Paulo. A migração para o sistema digital irá continuar em 2018. A Região Sul do país será a próxima a passar pela mudança. O encerramento da transmissão analógica da TV aberta em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre está previsto para ocorrer no dia 31 de janeiro de 2018.
O desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700 MHz (Mega-Hertz), atualmente ocupada por canais de TV aberta, para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia e internet 4G LTE no país.