Shopping Jaraguá realiza ação solidária

Foto Divulgação

O Shopping Jaraguá preparou uma ação especial para presentear as crianças atendidas pela Instituição Casa da Criança Jesus de Nazaré neste Natal. A surpresa fica por conta da realização dos desejos dos consumidores que frequentam o empreendimento e poderão fazer seus pedidos na ‘Fonte Solidária’. Os clientes poderão jogar moedas na fonte e, toda a renda arrecadada será revertida para a compra de brinquedos.
Com o slogan ‘Aqui os desejos se tornam realidade’, a campanha do Shopping Jaraguá pretende fazer as crianças mais felizes no Natal. A Casa da Criança Jesus de Nazaré atende atualmente 240 crianças em período integral, e oferece cinco refeições diárias, além de mamadeiras para os bebês. Também realiza atendimento social, nutricional e pedagógico para que as mães trabalhem.

Tradição das moedas nas fontes
O costume de atirar uma moeda em uma fonte quando se faz um desejo remonta a um período anterior ao Cristianismo na Europa. Os povos nômades vagavam pelas extensões do continente, e nem sempre encontravam água. Quando encontravam alguma, acreditavam que esse era um favor de seus deuses e que precisavam retribuir de alguma forma. Eles então atiravam uma moeda como pagamento pela dádiva.
Mesmo depois que esses povos se estabeleceram e surgiram as cidades, com suas primeiras fontes e poços, o costume permaneceu. Atualmente, a crença nos favores dos deuses caiu em desuso, mas as pessoas continuam atirando suas moedas em fontes para fazer um pedido em seguida. O lugar do mundo onde isso acontece com maior frequência é a Fontana di Trevi, em Roma. Cerca de 3 mil euros são atirados lá todos os dias.