Saiba os motivos da queda de pelo

Alimentação é um dos cuidados que garante uma pelagem saudável

Eleger um alimento adequado à idade e ao porte do pet é essencial  divulgação
Eleger um alimento adequado à idade e ao porte do pet é essencial
divulgação

A queda de pelos em animais pode ser resultado de vários fatores. Desde causas naturais, como a troca de pelagem de acordo com as estações do ano, até patológicas, normalmente acompanhadas de vermelhidão na pele. E descobrir a causa dessa queda é o primeiro passo para saber como lidar com o problema comportamento natural.
Em cães, é normal que a queda ocorra de forma moderada durante todo o ano, mas existem dois momentos em que esta troca acontece com mais intensidade. Como a pelagem funciona como reguladora de temperatura do corpo, precisa se adaptar às condições oferecidas em cada estação, aumentando sua troca no verão e no inverno. Outra causa natural, específica em fêmeas, é a queda de pelos recorrente de hormônios sexuais. Após o cio ou o parto, por exemplo, a queda tende a aumentar.
Já no caso dos gatos, a veterinária Alice Aranha explica que, para raças de pelos mais longos, a perda é proporcionalmente maior em relação aos de pelame curto e que, em caso da permanência dos pelos soltos, os gatos tendem a se lamber, causando um acúmulo no trato digestório, mais conhecido como ‘bola de pelo’, conclui.

possíveis causas

É preciso estar atento, pois a queda pode estar diretamente relacionada à saúde do animal. Confira as principais causas patológicas de queda de pelo em animais:

• Estresse agudo: animais que passam por situações de estresse, como mudanças, viagens ou perda do dono.
• Parasitas: piolhos, pulgas e carrapatos podem resultar em doenças como a sarna, frequentemente associadas à coceira;
• Desordens hormonais: hipotireoidismo, por exemplo, doença frequente em algumas raças, causa alterações de pele e pelos.
• Alimentação desbalanceada: alergias alimentares ou de contato também podem ocasionar alterações nos pelos.