União da autoestima com a solidariedade

ONGs têm programas de recebimento de mechas para confecção de perucas

texto: Ana Paula Blower/infoglobo | fotos: divulgação
texto: Ana Paula Blower/infoglobo | fotos: divulgação

Às vezes, pequenos gestos podem valer muito mais do que se imagina. Por exemplo, você já pensou em doar o seu cabelo? Mulheres que estão em tratamento contra um câncer costumam perder o cabelo durante a quimioterapia e podem recorrer ao uso de perucas. A doação para essas pacientes pode ajudar no resgate da autoestima e no tratamento, visto que elas se sentem mais fortes para seguir em frente.
“O momento de entrega da peruca é muito emocionante. A paciente volta a sorrir. Com a doença, ela pode perder os pelos do corpo inteiro e, com a peruca, volta a se reconhecer quando se olha no espelho. Depois, segue na batalha.” – diz Marcelle Medeiros, presidente da Fundação Laço Rosa, ONG que divulga a causa do câncer de mama e também capacita jovens de comunidades como peruqueiros.
A assistente social Natalina Ribeiro já cortou o cabelo para doar duas vezes. Na última, em setembro de 2015, foram 40 centímetros para a prima do namorado que tinha câncer de mama.
“Sempre quis fazer isso e tomei coragem quando trabalhava com crianças com leucemia. Percebi que cortar o meu cabelo era algo tão simples comparado com as mudanças que elas passavam por conta da doença. Afinal, cabelo cresce rápido.” – comenta a jovem.
A arquiteta Maria Eduarda Curvello passou pela mesma sensação de felicidade que Natalina, no ano passado.
“Quis doar porque eu tenho a opção de ter cabelo ou não, por vontade própria, e, quem está nesse tratamento não tem escolha. A doação é a possibilidade de dar a escolha ao paciente.” – diz Maria, que entregou o cabelo para a ONG Cabelegria, que doa mais de cem perucas por mês.

Saiba como doar

Natalina já doou duas vezes: “tomei coragem quando trabalhava com crianças com leucemia”
Natalina já doou duas vezes: “tomei coragem quando trabalhava com crianças com leucemia”

Sobre o cabelo

Em geral, o mínimo de comprimento para doação é de 20cm. O cabelo deve ser entregue seco, com um elástico amarrado, e pode ter química, como ser tingido. Pode ser de qualquer cor ou tipo: liso, cacheado, crespo. Uma doação única não é responsável por toda a peruca, então, não se preocupe se não for volumoso.

Fundação Laço Rosa

É preciso fazer um cadastro no www.fortalizese.com.br. Ao preencher o formulário, será gerado um código que deve ser colado no saco plástico lacrado em que o cabelo deverá ser colocado. A entrega pode ser na rede de salões parceiros. Se não encontrar um próximo, é possível enviar pelo correio.

Cabelegria

Para doar à ONG, os cuidados são os mesmos. O cabelo deve ser enviado por correio em saco plástico lacrado com os dados da doadora: nome completo, endereço, CEP e CPF. Mais informações no http://www.cabelegria.org/.