eu prato diz quem você é

Maneira de comer a refeição pode revelar traços da personalidade

texto: Camilla Muniz | foto: divulgação
texto: Camilla Muniz | foto: divulgação

Você é como você come. Não, a frase não foi escrita errado. Além dos alimentos que se coloca no prato, a maneira como se consome uma refeição pode dizer muito sobre a personalidade de alguém. Essa é a teoria defendida pela psicóloga Juliet Boghossian, criadora da ‘Food-ology’, que estuda hábitos alimentares relacionando-os a tendências comportamentais. Segundo ela, basta olhar a postura da pessoa à mesa para entender mais sobre defeitos, qualidades e o jeito de agir dela, no trabalho ou nos relacionamentos.
“A personalidade pode influenciar na energia que depositamos no ato de comer e na forma como a ação é realizada. Por isso, o jeito como nos alimentamos também é um recurso para mostrar quem somos, o que pensamos e o que buscamos”, afirma a psicóloga Eurídice Laureano. – Deglutir sem mastigar, por exemplo, está diretamente associado à ansiedade.
Em entrevista ao site ‘Divine Caroline’, Juliet Boghossian disse que “hábitos alimentares são uma das coisas mais instintivas que nós temos”. Ou seja: nem adianta fingir ser o que não é diante do prato porque, não demora muito, o verdadeiro ‘eu’ se manifesta. No entanto, o psiquiatra Alexandre Pinto de Azevedo, do Programa de Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo, discorda: “a atitude alimentar é uma soma de diversos fatores. É claramente possível fazer uma modulação para adequação, se houver necessidade (como quando a pessoa não mastiga corretamente, o que é prejudicial à saúde), com bons hábitos que podem ser assimilados como definitivos”.
De acordo com os especialistas, o conhecimento sobre a associação da personalidade com o comportamento à mesa pode contribuir para tratamentos diferenciados e mais eficazes em casos de transtornos alimentares.

18---Comer-1