Psicoterapia: O quÊ, Como, Quando e Para quê?

Liliane G. Bressiani Balan
Psicóloga Clínica e Orientadora
Profissional – CRP 95.505

É um equívoco pensar que a ajuda psicológica só serve para casos extremos, ou como adjuvante aos tratamentos psiquiátricos, ou ainda que psicoterapia seja para ‘loucos’. O preconceito é o fator de maior resistência, o que impede o indivíduo de procurar ajuda.
A psicoterapia é um processo de acompanhamento psicológico dirigido através da relação entre um psicólogo e seu cliente, sem temas preestabelecidos, ou seja, cada indivíduo fala sobre suas necessidades sejam elas profissionais, emocionais, sociais, financeiras ou ainda de saúde. É um espaço de escuta, reflexão, orientação e aconselhamento, que pode ser realizado individualmente, em casais, famílias ou em grupos. Geralmente em sessões semanais, ou conforme orientação do psicólogo.
Não há um momento exato para procurar psicoterapia. Cada pessoa tem seu tempo! O importante é que a procura aconteça quando o cliente preferir e julgar necessário, e não que seja forçada por algum familiar ou amigo. A psicoterapia alcança o resultado esperado quando há uma entrega verdadeira por parte do cliente.
O psicólogo é um profissional especializado no comportamento humano. É comum e esperado que ele consiga ajudar as pessoas a resolver seus conflitos internos, e que facilite as escolhas e caminhos a seguir. No processo psicoterapêutico o cliente compartilha sua vida, seus problemas, seus sonhos traumas e frustrações com o psicólogo. Em contrapartida, recebe orientações, e neste espaço de troca, o cliente assume o comando de sua própria vida, conseguindo conduzi-la e solucionando os conflitos internos.