Prefeitura instala lombada eletrônica

Em fase de testes, velocidade máxima do trecho será de 30km/h
Em fase de testes, velocidade máxima do trecho será de 30km/h

A Secretaria de Obras e Vias Públicas iniciou a instalação da primeira lombada eletrônica de Indaiatuba, em parceria com a Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente. O equipamento ficará na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé – Marginal Esquerda do Parque Ecológico, na altura da saída da alça de acesso da Prefeitura. A previsão é de que o equipamento esteja pronto para testes em duas semanas.
Conforme explicou o secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, a velocidade do trecho será de 30 Km/h durante a fase de testes, podendo haver ajustes caso necessário. “Vamos fazer o monitoramento do trecho e faremos mudanças se forem necessárias”, justifica.
A escolha do local para a instalação do equipamento foi feita com base em um levantamento realizado pelo Departamento de Trânsito. “Nesse ponto da avenida está o acesso dos condutores de veículos que estão na Marginal Direita, em frente à
Prefeitura, ou que saem do próprio estacionamento do Paço, e querem seguir em direção à Marginal Esquerda. Por se tratar de uma curva, o acesso fica perigoso”, justifica.
A aquisição do equipamento, que custou aproximadamente R$ 120 mil, e foi adquirida com recursos de medidas mitigatórias de empreendimentos da região. Serão instalados detectores de velocidade nas três faixas de rolamento da avenida, e como acontece com os radares, quando a velocidade registrada for superior ao limite permitido e a margem de tolerância for superada, uma máquina fotográfica é acionada.
O Departamento de Trânsito estuda outros pontos da cidade que futuramente poderão receber lombadas eletrônicas.

Redutor de Velocidade
A lombada eletrônica é o nome popular do Redutor Eletrônico de Velocidade, um equipamento de segurança viária indicado para locais onde há variação da velocidade regulamentada, em pontos críticos, como curvas perigosas ou locais com pouca visibilidade, e onde haja grande fluxo de veículos e pedestres.
O funcionamento do equipamento é automático e independe da presença de agentes de fiscalização de trânsito. Quando o veículo passa pelos sensores instalados na pista, a Lombada Eletrônica calcula a velocidade e a indica no visor. Toda vez que o limite de velocidade estabelecido para o trecho é excedido, o aparelho registra a imagem do veículo, que é utilizada para a emissão da multa.
A primeira lombada eletrônica do Brasil foi instalada em Curitiba há 22 anos. Hoje a capital paranaense possui mais de 50 equipamentos instalados pela cidade.