Pensamentos & Reflexões Você está feliz hoje?

Daniela Pioli
Psicoterapeuta – CRP: 06/57744-0

É possível considerar que na história da humanidade o tema de maior importância é a busca da felicidade. Essa busca move a humanidade a estudar, trabalhar, crer e realizar coisas, formar vínculos afetivos e depois continuar a agir quando surge uma nova necessidade.
Mas o que é felicidade?
O termo felicidade segundo o dicionário eletrônico Michaelis sf (lat felicitate) refere-se ao “Estado de quem é feliz. Ventura. Bem-estar, contentamento. Bom resultado, bom êxito. F. eterna: bem-aventurança.
A felicidade esta ligada a uma situação vivenciada e atribui-se a esta condição um efeito transitório, pois durande o decorrer do dia somos acometidos por diferentes “estados emocionais” e dessa forma cada um sente a felicidade de sua maneira, no entanto hoje os conceitos de felicidade e bem-estar são em alguns casos posições desarmônicas que podem ser interpretadas como uma felicidade mascarada, por uma representação social.
Atualmente o sujeito pretende ser feliz a um nível individual, se afastando do contato direto com o outro, como um meio de defesa, ou melhor, dizendo, servindo ao princípio do prazer que o afasta do desprazer que as relações interpessoais podem ocasionar, assim ele busca nos objetos de consumo e nos papéis sociais um meio de aceitação e reconhecimento grupal, “garantindo” o máximo de prazer, e sendo, portanto, difícil neste contexto se pensar infeliz.
A isto se soma o avanço tecnocientífico e os “novos valores” que determinam o que é apreciado na pós-modernidade, ainda que a insatisfação persista em assombrar-nos, buscamos a felicidade à revelia da nossa verdade.