Natação ajuda a desenvolver habilidades motoras

Aulas na piscina, para crianças a partir de 6 meses, estreitam os laços

texto: Evelin Azevedo/infoglobo | foto: Divulgação

Por ser uma atividade que produz pouco impacto e desenvolve uma série de habilidades, a natação é indicada a diversas faixas etárias, inclusive para bebês. Nos mais novos, a atividade ajuda na preparação para o auto salvamento, além de tranquilizar o sono, estimular o apetite e melhorar a memória.
“Ela previne algumas doenças respiratórias, proporciona benefícios físicos como resistência cardiovascular, neuromuscular e ainda melhora a coordenação motora” – afirma Theresa Samico, profissional de educação física e coordenadora do Parque Aquático da Velox.
Os benefícios são reconhecidos pela família da pequena Manuela, de 1 ano e meio.
“Percebemos que ela tem um bom desenvolvimento motor, já mergulha sozinha e sabe que pode segurar na borda, o que é importante para a segurança dela” – conta a mãe, a advogada Luciana Gertum, 36 anos.
A partir dos 6 meses de idade e com liberação do pediatra, a criança já pode dar as primeiras braçadas na piscina.
“Nesta idade o bebê já tomou boa parte das vacinas, a imunidade já está melhor e o duto do ouvido estará bem desenvolvido, o que diminui o risco de infecções” – explica Nayara Figueira, pediatra da Clínica Proattiva.
Além dos benefícios físicos, a natação estreita os laços entre pais e filhos, já que um responsável precisa acompanhar a criança na atividade.
“É importante verificar se o local onde a atividade é realizada tem piscinas adequadas para prática de natação para bebês, com temperatura e tratamento ideais, e se os profissionais que dão aula têm registro no Conselho de Educação Física” – orienta Renata Tarevnic, especialista em natação para gestantes e bebês.