Férias: saiba como evitar dores no corpo em longas viagens

Alongamento de braços e pernas evitam formigamentos, enquanto as almofadas previnem dores no pescoço

As férias de inverno são marcadas por viagens com toda a família, e para garantir que esse seja um momento bem aproveitado, a fisioterapeuta Patricia Prieto, do Espaço Pathricia Prieto, em São Paulo, chama a atenção dos pais e responsáveis para a saúde postural das crianças e adolescentes. “Seja no carro ou no avião, quando ficamos muito tempo na mesma posição, nosso corpo passa a sofrer com dores nas colunas cervical e lombar”, explica.
Para cuidar da postura e diminuir esses incômodos durante as viagens, a profissional indica alterar a posição de tempos em tempos para evitar formigamentos e adormecimento de braços e pernas. Além disso, movimentar o tronco para frente e para trás e o pescoço de um lado para o outro, reduz as dores na extensão da coluna.
“A dor no pescoço ocorre pelo cansaço de estar na mesma posição ao dormir, assistir à televisão, ler ou utilizar tablets e smartphones”, afirma. Para evitar esse desconforto, aposte nas almofadas de viagem, que oferecem um apoio ao pescoço e permitem o descanso dessa parte do corpo. Alongar braços e pernas também ajuda a prevenir e aliviar esses incômodos.
Passe os braços por cima da cabeça, um após o outro, e estique as pernas para trás sem dobrar os joelhos. Ao se deitar, levante os pés, um de cada vez, e movimente os tornozelos desenhando círculos no ar. Além disso, em caso problemas como o inchaço, consulte seu médico ou pediatra para checar a possibilidade de utilizar meias elásticas.

Sobre o Espaço Pathrícia Prieto
Com mais de vinte anos de atuação, a fisioterapeuta Patrícia Prieto criou a clínica que leva seu nome, para oferecer uma lista completa de serviços e tratamentos nas áreas de saúde, estética e bem-estar. O Espaço Pathrícia Prieto conta com uma equipe especializada no tratamento de dor, reabilitação, acupuntura, estética (tratamentos corporais, tratamentos faciais e bem-estar) e nutrição e foi fundado pela fisioterapeuta Patrícia Prieto, que acumula mais de 21 anos de experiência na área.