12 regras para viver melhor

Psicólogo dá dicas de como não se contaminar com o caos do mundo

O mundo parece cada vez mais caótico, e para enfrentar a vida sem desanimar é preciso manter a consciência daquilo que se faz. Pensando nisso, o psicólogo canadense Jordan Peterson escreveu o livro ‘12 Regras para a Vida: um Antídoto para o Caos’, que trata de questões simples e práticas ligadas às escolhas que fazemos, à forma como organizamos nosso tempo, à postura que adotamos e à maneira como falamos.
“Muitas pessoas consideram o Peterson como aquele pai à moda antiga, que diz o que precisa ser ouvido. Diante das crises que vivemos no país, vimos que seria uma boa oportunidade” – justifica Thiê Alves, produtor editorial da Alta Books, responsável pelo lançamento do livro no Brasil.
A obra é composta por 12 regras baseadas em exemplos da prática clínica e vida pessoal de Peterson. A proposta número 8 – “Diga a verdade ou, pelo menos, não minta” – foi eleita pela escritora Valentina Razzah como a recomendação a ser colocada em prática após a leitura: “esta regra toca em algo a que estamos acostumados, que são estas mentiras sociais. Mentimos por coisas bobas e nem percebemos. Nós tendemos a mascarar aquilo que não queremos aceitar ou com o que não conseguimos lidar. Após um mês, já tenho notado uma diferença em mim”.
Para o psiquiatra Ismael Sobrinho, a dica número 4 – sobre se comparar – é uma das mais importantes. O médico afirma que esta regra é fundamental nos dias atuais.
“Em uma época de redes sociais, nas quais tudo é fake, superficial e molda as expectativas humanas, viver esta regra poderá evitar adoecimento da vida emocional” – diz.
O autor dá enfoque àquilo que cada pessoa pode fazer para melhorar sua própria realidade.
“Cada um de nós deve dizer a verdade e corrigir o que está errado e quebrado, recriando o que está velho ou desatualizado. É dessa forma que podemos e devemos reduzir o sofrimento que envenena o mundo” – afirma Peterson.