Um tipo de dieta para cada perfil

Livro lista os 30 regimes e as personalidades para os quais são indicados

texto: Camilla Muniz | foto: divulgação
texto: Camilla Muniz | foto: divulgação

Você é do tipo concentrado ou se entedia com facilidade? É apegado à espiritualidade ou tem mentalidade científica? A relação pode não parecer óbvia, mas conhecer os traços da própria personalidade ajuda a garantir o sucesso de um plano de emagrecimento. As 30 principais dietas modernas e o perfil psicológico para o qual cada uma é indicada estão listados no livro “A melhor dieta para você”, da jornalista britânica Caroline Jones (editora Sextante), que acaba de chegar às livrarias.
Para a autora, pessoas que escolhem regimes que nada têm a ver com seus estilos de vida tendem a fracassar na intenção de perder peso.
“Pesquisadores calculam que uma mulher passe, em média, 30 anos de sua vida preocupada com o peso, tentando eliminar uns quilinhos a mais. O problema é que não existe um manual único” afirmou Caroline.
Segundo a nutricionista Natália Eudes, antes de aderir a qualquer dieta, o ideal é se consultar com um especialista, para que ele avalie adequadamente o perfil do paciente.
“É preciso muito cuidado na prescrição. Uma pessoa com transtorno obsessivo compulsivo, por exemplo, não pode fazer restrições calóricas drásticas. Alimentos que oferecem saciedade são importantes para prevenir a compulsão por comida”, explica.
De acordo com a endocrinologista Flavia Conceição, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional Rio de Janeiro, a ida a um consultório também evita a adoção de regimes que mantém o emagrecimento só em curto prazo.

18---Dieta