Medo de falar em público chega a ser maior que o de morrer

Segundo estudo, pavor está ligado ao receio de ser julgado

26---Falar-em-público-(1)

Enfrentar uma plateia grande não é uma tarefa fácil. Para muitas pessoas é um desafio aterrorizante. Um estudo publicado pelo jornal britânico ‘Sunday Times’ revela que o medo de falar em público é maior do que o medo de enfrentar problemas financeiros, doenças e a morte. A psicóloga Glória Portella explica o motivo de as pessoas terem receio de falar em público.
“As pessoas sentem medo de ser avaliadas. E dependendo do que se faça ou fale, pode haver sérias consequências pessoais ou profissionais” – garante a especialista, que escreveu o livro ‘A Ciência de Falar em Público’.
De olho no futuro e decidido a mudar sua postura diante do desafio de se apresentar para várias pessoas, o representante de laboratório Renato Gheller recorreu à ajuda da psicóloga e psicanalista Gloria Portella para se livrar de vez do incômodo que sentia todas as vezes que era convidado para palestrar.
“Tinha pavor de falar em público, suava frio, sempre me dava um branco. Por mais que eu me preparasse tecnicamente, tais situações nunca me eram favoráveis, e o melhor do meu conteúdo se perdia por causa da minha dificuldade de falar. Acabei de me formar em Direito, passei no exame da OAB e a limitação certamente me prejudicaria em um futuro imediato.
Há dois meses fazendo aula de oratória, Gheller garante já estar colhendo bons frutos: “agora já consigo dominar minhas emoções e falar o que tinha programado. Com a ajuda correta você consegue acabar com este medo”.
Segundo Gloria, o problema pode ser resultado de um trauma de infância: “muita gente cresce ouvindo que não é bom para falar em público. Quando chega a hora em que precisa falar, esta insegurança aparece”.

26---Falar-em-público-(2)