Pensamentos & Reflexões Todas as pessoas sentem Ciúmes?

Daniela Pioli
Psicoterapeuta – CRP: 06/57744-0

15---Coluna

Sim, o ciúme é um sentimento doloroso e comum em qualquer relação afetiva, e sua origem ocorre na infância.
Ele está muito ligado ao zelo pela pessoa amada bem como o medo de perdê-la, porém o problema se instala quando o ciúme deixa de ser um cuidado e se transforma em sentimento de posse, hostilidade e de preocupações infundadas pela ilusão de que é possível controlar o que o parceiro faz ou sente. Muitas vezes as preocupações são acompanhadas por sintomas de ordem física, como sudorese, taquicardia, alterações no apetite e de ordem emocional a agressividade levando até mesmo a uma violência psicológica.
É fato que existe uma crença cultural que associa o ciúme ao amor, no entanto o desgaste da relação pode ter como ponto desencadeador quando a pessoa que sofre de ciúmes passa a culpar o outro pelo seu sofrimento e assim, usando de várias artimanhas para confundir e dominar o parceiro (a).
O diálogo se faz importante para manter uma relação madura e saudável e isso está incluso em os dois terem amigos fora da relação e esses amigos incluem os virtuais. As pessoas precisam entender que um casamento ou namoro não significa fusão, e sim a consequência de sentimentos, necessidades e mudanças. O ciúme faz parte, mas quando ele se torna doentio não é só amor.