Estreia Star Trek nos cinemas

Longa de ficção completa cinco décadas

Kirk, Spock e a tripulação da Enterprise encontram-se no terceiro ano da missão de exploração do espaço prevista para durar 5 anos divulgação
Kirk, Spock e a tripulação da Enterprise encontram-se no terceiro ano da missão de exploração do espaço prevista para durar 5 anos
divulgação

Em cartaz desde quinta-feira (1), Star Trek: Sem Fronteiras é o terceiro longa do projeto capitaneado pelo produtor e diretor J.J. Abrams, que assinou Star trek (2009) e Além da Escuridão – Star Trek (2013), e agora entregou o comando no set para o cineasta taiwanês Justin Lin. Cabe destacar que Abrams é também responsável pela revitalização de outra saga espacial muito estimada: Guerra nas Estrelas/Star Wars. A receita que deu certo em ambas as empreitadas pode ser resumida na dosagem equilibrada entre o respeito e a reverência à mitologia sedimentada no imaginário de diferentes gerações e os ajustes de rota necessários para embarcar novos seguidores na viagem.
Sem fronteiras acompanha o capitão James T. Kirk (Chris Pine), o oficial de ciências meio vulcano, meio humano Spock (Zachary Quinto), o médico Leonard McCoy (Karl Urban), o engenheiro Montgomery Scott (Simon Pegg), o piloto Hikaru Sulu (John Cho), o navegador Pavel Chekov (Anton Yelchin) e a oficial de comunicações Nyota Uhura (Zoë Saldaña) em uma missão de resgate que coloca a Enterprise em risco. A tripulação descobre tarde demais que caiu em uma armadilha de Krall (Idris Elba), um renegado que planeja sabotar com uma força destruidora o ideal de paz e harmonia defendido pela Federação Unida dos Planetas.
À revista Total Film, Lin contou uma de suas experiências viscerais. Garoto de Taiwan, havia emigrado com a família para os EUA. Não falavam a língua, mas sentaram-se, o pai, os tios e ele, para verem aquele show bizarro. Uma nave, uma tal Enterprise, que aterrissava em um planeta distante, habitado por gente esquisita. As imagens ficaram no seu imaginário e voltaram muito fortes, décadas mais tarde.
Star Trek Sem Fronteiras estreia nos cinemas brasileiros uma semana antes do lendário show que, no dia 8, comemora seus 50 anos. Meio século de Jornada nas Estrelas. Foi assim que o programa e, mais tarde, os filmes começaram a ser lançados no Brasil, antes que virassem Star Trek (como Star Wars também era Guerra nas Estrelas).
A volta do título original tem a ver com as marcas, que são muito fortes.