Dieta é aliada no combate à depressão, comida como remédio !

Melhoria na alimentação tem efeitos sobre a saúde mental de pacientes

Texto: Evelin Azevedo/Infoglobo | Foto: Divulgação

Um estudo que foi publicado esse mês na revista ‘Nutritional Neuroscience’sugere que uma mudança para hábitos alimentares melhores pode ter efeitos positivos sobre a saúde mental das pessoas. Segundo os pesquisadores da Universidade da Austrália do Sul, a adoção de uma dieta mediterrânea, rica em peixes, vegetais, legumes, frutas, nozes e azeite pode ajudar no tratamento de pacientes com depressão, melhorando sua qualidade de vida.
“As pessoas tendem a ser céticas sobre associações entre a dieta e a saúde mental” – disse a pesquisadora Natalie Parletta, que liderou o estudo.” Isso faz sentido porque nosso cérebro precisa de nutrientes e outros fatores ligados à dieta para funcionar bem. Talvez mais que qualquer outro órgão do corpo”.
Participaram do estudo voluntários entre 18 e 65 anos com depressão, que foram divididos em duas turmas: uma seguindo a dieta mediterrânea e outra, com tratamento em grupo. Quem pertencia ao time da dieta recebeu Cursos de Nutrição e Oficinas de Culinária a cada 15 dias, ao longo de três meses, enquanto o outro grupo se encontrava para reuniões quinzenais.
O grupo que mudou de alimentação apresentou melhorias mais satisfatórias que o outro. “É fantástico poder oferecer às pessoas melhoria significantes apenas por mudanças na dieta” – celebrou.