DIALOGANDO SOBRE: 4 BONS MOTIVOS PARA NÃO COLOCAR O SEU FILHO EM UM ANDADOR

Maíra Santos de Andrade Araújo
Pediatra – CRM 115.837

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O ’andador’ é um objeto comum nas casas com crianças que ainda não andam. Porém, esse objeto pode ser mais perigoso do que se pensa. Veja os motivos:
1 – A cada ano há pelo menos 1 caso de traumatismo para cada 2 a 3 crianças que usam o andador. Em 1/3 dos casos as lesões são graves, levando à hospitalização. Algumas crianças sofrem queimaduras, intoxicações e afogamentos relacionados diretamente com o uso do andador, mas 80% dos casos ocorrem em escadas.
2 – Colocar um bebê de menos de um ano em um andador é colocá-lo em um veículo que pode atingir a velocidade de até 1 m/s. Crianças até a idade escolar exigem total proteção.
3 – Bebês que utilizam andadores levam mais tempo para ficar de pé e caminhar sem apoio. Além disso, engatinham menos e têm escores inferiores nos testes de desenvolvimento.
4 – A criança precisa despender menos energia com o andador do que tentando alcançar o que lhe interessa com seus próprios braços e pernas, e assim não há estimulo à atividade física.
Logo, caso o adulto realmente não tenha condições de ficar o tempo todo ao lado do bebê, é mais seguro colocá-lo em um cercado com brinquedos adequados à idade do que em um andador.