Deficiência de vitaminas podem ocasionar aftas

Estresse e imunidade baixa também são alguns dos motivos

texto: Evelin Azevedo/ infoglobo | foto: reprodução

As aftas são lesões arredondadas, com tonalidade amarelada ou avermelhada, que podem surgir na boca, gengivas e língua, aparecendo de forma isolada ou múltipla. Essas feridas, que costumam provocar dores e desconfortos, podem ter inúmeras causas, como estresse, trauma, imunidade baixa, deficiências de ferro e de vitaminas – como B9 (ácido fólico), B6 e B12 – predisposição genética, distúrbios gastrointestinais, entre outras.
“Acreditamos que os alimentos ácidos sozinhos não são capazes de gerar aftas, mas podem desencadeá-las associados a outros fatores” – pontua Rosane Menezes Faria, dentista da Odonto Empresas, do grupo Caixa Seguradora.
As mulheres estão mais suscetíveis a essas feridas, que podem aparecer em pessoas de qualquer idade. As aftas costumam levar de sete a dez dias para cicatrizar completamente. Passado o prazo máximo de 14 dias, é preciso verificar se a lesão é mesmo uma afta ou a expressão de outro problema de saúde.
“É preciso investigar. Em casos mais graves, pode ser câncer bucal ou a primeira manifestação do HIV ou de pênfigo vulgar (doença rara e autoimune)” – alerta Rosane, especialista em estomatologia, Área da Saúde relacionada a enfermidades da boca.
A higiene é um fator fundamental, tanto na prevenção quanto no tratamento.
“Um bom padrão de higiene oral vai sempre limitar a quantidade de bactérias na boca. Se a pessoa já estiver com a afta, ajuda no processo de cicatrização” – afirma o dentista Mario Groisman.
O tratamento pode ser à base de pomadas e cremes que possuem ação antibacteriana, antisséptica e anestésica. O bicarbonato de sódio é uma solução, mas deve haver cautela.
“A substância pode levar à necrose do tecido da boca, mas o tempo de cicatrização vai durar mais, gerando atraso no processo” – diz Mario.