Crossover X4 de entrada cumpre papel

Primeiro veio o X6, depois o Série 5 GT. Agora, a BMW investe no X4, que está à venda no Brasil a partir de R$ 274.950. Em comum, os três modelos alemães combinam vários tipos de carroceria – o objetivo é agradar a clientela.
Irmão menor do X6, o crossover X4 é oferecido em duas versões. A xDrive 28i, de entrada, tem motor 2.0 de quatro cilindros e 245 cv. A de topo, xDrive 35i, traz o 3.0 V6 de 306 cv e parte de R$ 316.950.
A opção avaliada, 28i, mostra certa esperteza nas retomadas de velocidade, pois seu biturbo tem bons 35,7 mkgf a baixíssimas 1.250 rpm e o câmbio automático de oito marchas é rápido e eficiente. Mas, para quem conhece o desempenho do sedã 328i, que traz o mesmo conjunto mecânico, o comportamento da versão de entrada do X4 pode ser frustrante.
Enquanto no três-volumes o temperamento beira a esportividade, o crossover, que é pesadão, apenas cumpre o que se espera dele, sem doses extras de emoção. Não chega a deixar o motorista na mão em ultrapassagens, por exemplo, mas está longe de ser o tipo de carro que faz o corpo grudar contra o banco quando se pressiona o pedal do acelerador com força.
É possível mudar as respostas do carro escolhendo um de seus quatro modos de condução. No EcoPro, para economia de combustível, o motor trabalha em rotações baixas. O Normal é para o dia a dia e melhora um pouco as respostas do conjunto mecânico. O Sport proporciona fortes retomadas de velocidade, úteis em ultrapassagens, por exemplo. O Sport+ reduz a atuação do controle eletrônico de estabilidade.
Além de mudar o gerenciamento de motor e câmbio, os modos Normal, Sport e Sport+ atuam na suspensão, que fica macia, para privilegiar o conforto, ou firme, o que melhora o desempenho em curvas.