Covid-19: estudo mostra necessidade de avaliação neurológica

Existe uma variada gama de sintomas associados à infecção pelo vírus

Um estudo publicado pela revista científica e-Acadêmica mostrou a “necessidade de uma melhor avaliação dos sintomas clínicos no diagnóstico, bem como a necessidade de se estabelecer uma avaliação neurológica padronizada junto ao diagnóstico do Covid-19”. De acordo com os autores, exames de imagem, como a tomografia computadorizada de crânio podem ser indicados para pacientes diagnosticados com Covid-19 a fim de melhor diagnosticá-los.

Segundo o artigo, diversos estudos apresentaram uma variada gama de sintomas neurológicos associados à infecção do Covid-19. Diante disso, os autores perceberam que, até então, não havia uma rotina estabelecida de avaliação de sintomas neurológicos que se possa vincular à gravidade ou fatores de risco da doença.

“Um dos estudos apresentou uma correlação entre cefaléia e mortalidade, que sugere cefaléia como preditivo de melhor prognóstico clínico dentre os pacientes hospitalizados com COVID-19e que apresentaram sintomas neurológicos”, diz trecho do estudo.

Segundo os autores, também foi concluído que muitos sintomas foram provavelmente subnotificados devido a uma falta de padronização para uma melhor avaliação neurológica, como também houve um sub aproveitamento dos exames de imagem como ferramenta auxiliar para diagnóstico da sintomatologia neurológica associada à Covid-19 devido à grande demanda hospitalar instalada concomitante à pandemia e os esforços demandados de evitar a disseminação viral.

“Percebe-se portanto, a necessidade de uma melhor avaliação dos sintomas clínicos no diagnóstico bem como a necessidade de se estabelecer uma avaliação neurológica padronizada junto ao diagnóstico do COVID-19, lançando mão de exames de imagem, como a tomografia computadorizada de crânio, para melhor acurácia e manejo dos pacientes diagnosticados com Covid-19”.

O estudo teve participação do médico ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa, Dr. Luiz Felipe Carvalho da Logos University International, dos Estados Unidos.

Foto: Divulgação