Amamentação real, uma relação de amor

Foto Roberto Moreyra / Agência O Globo

Especialistas tiram dúvidas sobre o aleitamento materno

A Semana Mundial do Aleitamento Materno, que aconteceu recentemente, teve como objetivo incentivar a amamentação, principalmente nos seis primeiros meses de vida do bebê. Quem já amamentou sabe as dores e delícias de alimentar seu filho. Veja a seguir os problemas mais frequentes e o que dizem os especialistas. As feridas que surgem no bico do peito, por exemplo, apesar de dolorosas, podem ser evitadas.
“A pega incorreta do bebê pode ser o motivo de os mamilos ficarem machucados. Corrija a posição e fique tranquila. O próprio leite é um ótimo cicatrizante. Também considere a utilização de produtos que ajudam na cicatrização das lesões, mas somente com a indicação do seu médico”, orienta o ginecologista e obstetra Corintio Mariani Neto, presidente da Comissão Nacional de Aleitamento Materno da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
Nos primeiros dias após o parto, a mãe produz o colostro: um pré-leite, rico em proteínas e anticorpos, fundamental para a saúde da criança.
“Ainda no hospital, ouvi de enfermeiras que eu não tinha colostro e que precisariam dar leite artificial para minha filha. Fui firme e esperei que meu colostro viesse, já que a bebê sugava bem e não chorava”, diz a professora Tainaçã Espasandin, de 37 anos, mãe de Yasmin de 6 meses.

texto: Evelin Azevedo/ infoglobo | foto: divulgação