Doenças podem levar a surdez maltratadas.

Measles

Otite e sarampo deixam graves sequelas se o tratamento não for adequado.

A surdez pode ter causas genéticas ou ser desenvolvida durante a vida. Algumas doenças, quando não recebem o tratamento adequado, podem deixar sequelas, e uma delas é a perda total ou parcial da audição. Por isso é importante seguir as recomendações médicas na hora de tratar uma doença, por mais simples que ela possa parecer.

“Quando procuramos um profissional para iniciar um tratamento, é importante fazer valer as recomendações dadas por ele. Ao administrar uma dosagem de medicamento, o médico precisa avaliar se está fazendo o efeito esperado. Mas isso ele só consegue ver se o paciente voltar à consulta de revisão. Precisamos fazer até o que é bem básico, como o repouso” – afirma a fonoaudióloga Isabela Carvalho, da Telex Soluções Auditivas.

A otite, doença muito comum em crianças, a princípio não é grave, se for tratada corretamente. Porém, por causa do excesso de líquido atrás da membrana timpânica, o tímpano deixa de receber as vibrações de forma correta, resultando em problemas auditivos temporários. Mas, se a pessoa tiver a doença com frequência e não tratá-la corretamente, a perda de audição pode se tornar definitiva.

Problemas assim podem afetar tanto crianças quanto adultos, como explica Wallace Nascimento de Souza, otorrinolaringologista do Hospital Adventista Silvestre: “os dois grupos estão expostos a causas e riscos diferentes. As crianças podem evoluir com perda de audição por otites não tratadas ou após outras doenças infecciosas, como sarampo e caxumba. Os adultos também podem ser acometidos por esses agentes infecciosos, além de terem o risco aumentado após doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis”.

16 - Saúde 2

Texto: Evelin Machado/todo extra