Conheça as cinco plantas para a casa – ar mais puro

Atenção com os cuidados para não atrair o mosquito Aedes aegypti

texto: Elisa Clavery/infoglobo | foto: divulgação
texto: Elisa Clavery/infoglobo | foto: divulgação

Dê mais atenção ao vaso de planta que está na sala ou no quarto: ele pode ser um importante filtro natural para o ar. Embora invisíveis, algumas substâncias presentes na atmosfera podem ser tóxicas aos seres humanos – mas não a certos vegetais. Um estudo da Nasa indicou quais plantas são mais adequadas para cumprir a missão de ‘purificar’ o ar em ambientes fechados.
“Aconselho ter variedade (de plantas), já que algumas são melhores que outras para eliminar substâncias químicas específicas do ar” – disse o autor do estudo, Bill Wolverton, em entrevista à BBC Mundo, que listou as cinco melhores plantas para limpar o ar de uma casa: jiboia, lírio-da-paz, palmeira-dama, espada-de-São-Jorge e árvore-da-borracha.
A bióloga especializada em botânica, Juliana Barreto, concorda com o americano. Segundo ela, todo vegetal tem capacidade de absorver o que está na atmosfera, através de um processo metabólico, mas as plantas apontadas por Bill são mais tolerantes a substâncias tóxicas do ar.
“Elas conseguem captar a substância e metabolizar, sem se prejudicar. Quando liberam de novo ao ar, os contaminantes não são mais tóxicos para a pessoa” – explica a bióloga.
Ainda segundo Juliana, as plantas po-
dem ser colocadas em qualquer local da casa: “existe um mito de que, à noite, quando as plantas não estão fazendo fotossíntese pois não há sol, elas liberam uma substância ruim ao ser humano. Mas não é verdade” – explicou.
Na escolha de onde colocar o vegetal, é preciso levar em consideração as necessidades de cada espécie, com relação à umidade e luz – afirmou a bióloga.

26---Plantas

cuidado

Os amantes de vegetais dentro de casa precisam ficar atentos. Vasos de plantas, em varandas ou quintais, podem acumular água parada, principal criadouro do mosquito Aedes aegypti – transmissor do zika vírus, da dengue e da chikungunya. Por isso é importante ficar atento e tomar algumas medidas, como verificar se há vasos ao ar livre com água parada e encher de areia, até a beirada, os pratinhos desses recipientes. Regadores também precisam estar secos e bem guardados, para não acumular água.
E se você só se preocupa com água suja, é importante repensar seus hábitos: o Aedes só se reproduz em água limpa e parada, pois a fêmea precisa de oxigênio para desenvolver os mosquitos.