Férias são período ideal para a retirada das amígdalas

texto: Evelin Azevedo/infoglobo | ilustração: divulgação

“Fique em repouso e consuma comidas pastosas, preferencialmente geladas”. Essas são orientações ouvidas por quem acabou de passar por uma cirurgia de retirada das amígdalas. Apesar de poder ser realizada em qualquer época do ano, o procedimento normalmente é mais praticado no verão, pois o maior consumo de bebidas geladas e exposição ao ar-condicionado provocam inflamações. Além disso, a cirurgia passa a ser menos prejudicial para as crianças, que estão em férias.
“Realizar a operação neste período é uma boa opção, pois é pedido um tempo de recuperação de sete a dez dias de repouso total para as crianças. Ao fazer a cirurgia durante as férias, o tempo de aprendizado não será perdido” – afirma Wallace Nascimento, otorrinolaringologista do Hospital Adventista Silvestre.
Tanto em crianças como em adultos, as duas principais causas para a retirada das amígdalas são o crescimento das glândulas a ponto de atrapalhar a respiração e a inflamação causada por bactérias por mais de quatro vezes ao ano. A cirurgia é bem rápida e a recuperação leva até 10 dias.
“A indicação em crianças está relacionada a questões respiratórias, como dormir de boca aberta e que roncam à noite” – explica Eduardo Landini Lutaif Dolci, da Clínica Dolci Otorrinolaringologia e Cirurgia Estética Facial.

Crianças se recuperam mais rápido

As amígdalas fazem parte do sistema imunológico do organismo e são responsáveis por atuar como uma barreira natural contra vírus e bactérias. Mas sua retirada não enfraquece a imunidade do corpo, que possui outros mecanismos de defesa. A cirurgia só é contraindicada para crianças com menos de 2 anos.
“Até essa idade, ainda há uma falta de imunidade local (que torna necessária a permanência das amígdalas). Mas se as glândulas ficarem muito grandes ou houver diversas infecções, nós operamos. Se o quadro não for tão grave, costumamos esperar” – conta Cícero Matsuyama, otorrinolaringologista do Hospital Cema.
Nesse processo de retirada das amígdalas e recuperação, as crianças levam a maior vantagem. Em menos de uma semana, elas já não sentem mais dor e estão 100%.
“Quanto mais jovem mais rápida a recuperação. Uma criança fica no máximo três dias com dor” – diz o médico.