A ave é o segundo melhor amigo do homem?

Confira dicas que você precisa saber para adestrar sua calopsita

Certamente quem tem uma calopsita dirá que seu pet não deixa nada a desejar para os adorados cães. Isso porque ter a ave como bicho de estimação significa ter uma companhia para toda a vida, um pet para afagar, conversar, brincar, dar e receber muito carinho! Originária da Austrália, a calopsita vive em média 12 anos em cativeiro e tem como uma de suas principais características a capacidade de criar vínculos com as pessoas. A revista Meu Pet consultou especialistas que deram dicas para quem já tem ou está pensando em adquirir essa ave.

adestramento

1 Tenha paciência: O tempo médio de concentração de um pássaro é de 10 a 15 minutos, por isso, os treinos devem ser curtos, mas frequentes. Também não insista quando a calopsita não quiser fazer algo, nem fale de maneira brava, pois ela entenderá como uma ameaça.

2 Aproxime-se devagarinho: No início, deixe o poleiro mais baixo e dê comida só por fora. Aproxime-se lentamente até poder acariciá-la. Isso é ideal para aves mais agressivas.

3 Chame até você: Movimente-se de maneira calma, lenta e amigável perto dela. Aproxime sua mão da junção entre o peito e as pernas da ave. Com o tempo, ela subirá em você automaticamente.

4 Faça cafuné: Acaricie o seu corpinho e a cabeça com gestos lentos para inspirar confiança.“O importante é ter tempo para ela”, diz Luciana Allegretti Frazão, veterinária especialista em aves.

5 Bata um papo: Dedique ao menos cinco minutos do dia para conversar com ela. Pode ser enquanto você está limpando a gaiola, colocando água fresca ou comida.
7 Não a deixe só: Não a deixe isolada por muito tempo, principalmente se você tiver somente uma ave, pois ela pode ficar apática. Lembre-se que você é a família dela.

6 Brinque sempre: Reveze o brinquedo a cada semana. “Dica: use caixas de papelão, rolos do papel higiênico e galhos”, diz Nilton Rodrigues da Silva, diretor da FOB.

8 Imite o que ela faz: Uma boa maneira de estabelecer proximidade com a sua calopsita é imitar os sons e movimentos dela. Repita os seus assobios e, quando ela abrir as asas, abra os seus braços também, acompanhando tudo.

9 Tire o bichinho da gaiola: Deixe a calopsita sair para voar e bater as asas. Além de exercitar a musculatura peitoral, ela ficará mais tranquila e confiante. Se ficar muito tempo presa, tende a se automutilar.

10 Dê uma recompensa gostosa: Na hora de brincar ou tirar o seu bichinho da gaiola, use semente de girassol como recompensa para comportamentos positivos, pois elas adoram esse petisco!