Confira os melhores do Jornal do Carro

texto: agência estado | foto: divulgação

A Toyota saiu muito na frente da concorrência em 2013, quando lançou o Prius por R$ 120.830. Quase cinco anos depois, o híbrido mais vendido do mundo tem tabela de R$ 126.600, emplaca cerca de 300 unidades por mês e deve ter a produção nacional anunciada em breve.
Entre as virtudes, o hatch japonês tem desempenho próximo ao de carros 1.8, com consumo menor que a maioria dos 1.0. O Prius alia o melhor dos dois mundos: um motor 1.8 a gasolina de 98 cv e outro elétrico de cerca de 72 cv, resultando em potência total de 123 cv.
O Toyota vai de 0 a 100 km/h em 11 segundos. Se esse número não impressiona, saiba que o carro roda 18,9 km na cidade com um litro de gasolina.

Hexacampeã high-tech
O segmento de picapes médias ganhou boas opções, como as novas Mitsubishi L200 e Nissan Frontier, e viu o custo-benefício da intermediária Fiat Toro como ameaça. Porém, a tecnologia e a grande oferta de versões e motores deram a vitória a Ranger – pela sexta vez seguida.
A Ford produzida na Argentina tem nove versões, parte de R$ 106.990 e vai a R$ 190.190. Há motor 2.5 flexível de até 173 cv e os turbodiesel 2.2 de 160 cv e o 3.2 de 200 cv, além de câmbio manual e automático, ambos de seis velocidades. Na versão de topo, os 200 cv gerenciados pelo câmbio automático e a tração 4×4 fazem a picape sobrar em conforto e força em qualquer situação.

Pequena cheia de virtudes
A Saveiro mantém diversidade na gama e oferece o melhor conjunto entre as picapes compactas. Bicampeão, o modelo da VW tem sete configurações, além de opções com cabine simples, estendida e dupla.
Há motor 1.6 8V de até 104 cv e 1.6 16V de até 120 cv. O primeiro está bastante ultrapassado mas, ainda assim, a gama é mais eficiente e econômica que a da Fiat, com seu 1.4 de até 88 cv e 1.8 de até 132 cv.

Canivete suíço sobre rodas
O HB20S virou o jogo e conseguiu tomar a coroa de melhor sedã compacto do Fiesta Sedan, vencedor das últimas eleições. O Hyundai tem ampla gama de versões, ao contrário do Ford, que até deixou de ser vendido por alguns meses ao longo de 2017.
Em todas, o compacto brilha pelo comportamento dinâmico coerente com as propostas do segmento e pelo preço acertado.
A tabela parte de R$ 50.715 (Comfort Plus com motor 1.0 de 80 cv), e vai a R$ 71.315 na Premium com câmbio automático e bancos de couro. Com airbags laterais e ar-condicionado automático, o HB20S supera rivais como Prisma e Voyage.

O novo dono do segmento
O Compass não chegou a tempo de participar da eleição em 2016. Agora, o Jeep estreou garantindo o primeiro lugar sem esforço ao desbancar o Renegade, vencedor da edição 2017 do prêmio entre os SUVs.
O médio chegou abalando até o segmento de utilitários compactos e vem liderando as vendas de SUVs com facilidade. Há várias razões para isso: há opção de motor flexível e a diesel, tração 4×4 e suspensão bem acertada para a terra e o asfalto.
Para as opções a diesel (de 170 cv), o câmbio é automático de nove marchas. Para as versões com o flexível de 166 cv, a caixa é automática de seis velocidades, que lhe dá bom ânimo. Mas com o 2.0 a gasolina e/ou etanol, o consumo chega a ser exagerado.