Dificuldade de aprender pode ser problema de vista

Desatenção na aula pode sinalizar necessidade de usar óculos

texto: Evelin Azevedo/infoglobo | foto: Divulgação

Falta de atenção nas aulas e dificuldade para aprender são sintomas que preocupam os pais, principalmente quando as notas no boletim andam no vermelho. Mas o problema pode ter uma solução bem simples: o uso de óculos. Muitas vezes, as crianças enfrentam estas situações apenas porque não enxergam bem.
“Na idade escolar, os problemas mais comuns são relacionados ao grau, é o que chamamos de necessidade de usar óculos: miopia, hipermetropia e astigmatismo” – diz a oftalmologista Fabíola Gavioli, do CBV Hospital de Olhos.
Segundo André Cechinel, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, os pequenos têm dificuldade de identificar qual o problema, por isso não relatam dificuldade para enxergar.
“Por isso, é importante os pais observarem a criança e que ela seja examinada por um profissional, pois não percebe que a dificuldade dela está relacionada à visão”.
Ao detectar qualquer sinal (veja alguns deles ao lado), os pais devem levar a criança ao oftalmologista, para que o diagnóstico seja feito. De acordo com Fabíola, o ideal é levá-la a primeira vez por volta de 1 ano de idade, e retornar aos 3.
“É importante que a criança tenha uma boa visão desde muito pequena, caso contrário ela pode desenvolver um problema chamado ambliopia: quando o olho não aprendeu a enxergar bem e o cérebro não codifica a imagem” – afirma a oftalmologista., e completa: “é bom que as crianças venham uma vez por ano, pois um problema de visão pode surgir a qualquer momento”.