Como economizar na cozinha

Com uso de cascas e talos, a redução de gastos pode ser de 30%

Os nutrientes mais ricos e importantes para a dieta de uma família podem estar jogados no lixo! A afirmação é da nutricionista Karime Cades, coordenadora técnica do Banco Rio de Alimentos, um programa do sistema Fecomercio-RJ que ensina cozinheiras de instituições sociais a aproveitar integralmente toda a comida que chega à cozinha.
Com o aproveitamento de partes antes descartadas, a economia nas compras de mês pode chegar a 30%, explicou a especialista. Através do projeto – mantido pelo Sesc Rio, o braço social do sistema Fecomércio – cozinheiras de comunidades são capacitadas e garantem desperdício zero com a alimentação. E muitas já abriram até seus
negócios.
“Na hora de comprar, é preciso observar a safra. O chuchu, por exemplo, é um alimento que está sempre na safra. E também é importante mudar de hábito. Muito do que podemos aproveitar acaba no lixo. O lixo acaba sendo mais nutritivo do que os pratos”, explica Karime.
Entre os alimentos eleitos pela nutricionista, estão o pudim de casca de tangerina e o brigadeiro de casca de banana, saudáveis e saborosos.
“Temos casos de donas de casa de comunidades que fizeram o curso e montaram bufê, acabou gerando renda. É preciso acreditar nesse novo olhar”, encerra Karime.

28---Culinária