Como aplicativos podem agir pela saúde

Através do ‘SeuDoc’ é possível marcar consulta com especialista

A tecnologia na ponta dos dedos pode ser uma aliada para a saúde. Cada vez mais aplicativos para celulares disponibilizam conteúdo com orientações confiáveis sobre tratamento e prevenção. As ferramentas podem ainda aproximar médicos e pacientes, gerando engajamento e facilitando a comunicação.
“A tecnologia pode lembrar de tomar a medicação, ir à consulta médica e ajudar a sanar dúvidas com fonte confiável” – lista Anis Mitri, cardiologista da rede de clínicas Cecam, que criou um app em que pacientes são acompanhados conforme suas necessidades.
A credibilidade é o diferencial do ‘Partiu Papo Reto’. Tendo jovens e adolescentes como principal público-alvo, o aplicativo disponibiliza, de forma interativa, conteúdo sobre direitos sexuais e reprodutivos.
“Hoje, a internet dá acesso fácil a informações, mas, no aplicativo, elas são de qualidade e na linguagem do jovem” – diz Andrea Romani, da coordenação do projeto.
Já com o ‘SeuDoc’, uma ponte entre médico e paciente, é possível marcar consulta direto com o especialista.
“Juntamos tecnologia e atendimento médico, criando proximidade entre os dois” – opina o médico Guilherme Furtado, criador do app.

Conheça outros
Hydro: Para lembrar de beber água. Simples assim. Esse aplicativo vai te ajudar a monitorar a quantidade de água ingerida por dia. Para atingir a meta diária, que varia de acordo com o peso e o estilo de vida, a ferramenta envia notificações de hora em hora com um lembrete. O Hydro é gratuito e disponível para Android e iOS.
Hora da Pílula: Um desafio para a memória de muitas mulheres é não esquecer de tomar a pílula anticoncepcional. O Hora da pílula envia mensagens lembrando a hora correta da medicação. E, enquanto você não a tomar, silenciando o alarme, as notificações continuam pipocando na tela do seu celular. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS.

22---Tecnologia