Caso será encaminhado ao MPSP

Diplomas Falsos

04 - FIGURA 2

Prefeito de Indaiatuba Nilson Gaspar pode receber condenação por improbidade administrativa por omissão

O Jornal Exemplo recebeu uma denúncia que o Prefeito Nilson Gaspar pediu para um funcionário, “operador”, da Prefeitura Municipal de Indaiatuba que procurasse o Celso Lopes Secco, que foi o denunciante do esquema de diplomas falsos (Figura 1), e oferecesse R$3.000 por mês mais beneficios para se calar se fosse chamado para depoimento no Ministério Público de Indaiatuba e dissesse que desconhece a denúncia.

Entenda o caso
Acontece que o denunciante procurou o Presidente do Jornal durante uma live querendo falar urgente com ele pois tinha uma séria denúncia contra o Prefeito de Indaiatuba e o então superintendente da FIEC. O representante do jornal prontamente atendeu Celso que alegou que foi procurado pelo Sr. Mário Cobianchi para que confeccionasse alguns diplomas “falsos” a pedido do Prefeito Gaspar para manter os cargos de confiança de alguns funcionários pois a lei exigia tal formação e o Prefeito não poderia perdê-los nesse momento que antecedia a eleição municipal de Indaiatuba que ocorreu em novembro de 2020 e contava com eles.

O representante do jornal chamou o seu advogado que pediu para o denunciante fazer uma declaração de próprio punho e assinasse. Inclusive foi perguntado novamente ao denunciante se ele queria mesmo fazer essa denúncia pois estava usando o nome de várias autoridades da cidade e se tratava de um assunto muito sério e que toda essa documentação seria encaminhado ao MPSP, pois inclusive ele também possuía um diploma falso para poder exercer o cargo que na época ocupava na Prefeitura Municipal de Indaiatuba e autarquias. Sem perder tempo, o denunciante na presença do Presidente do Jornal Exemplo e o representante jurídico do jornal redigiu o texto, assinou-o e entregou a denúncia.

No dia 19 de março de 2021 toda essa “matéria-denúncia” foi publicado na capa da edição e a matéria na página 3 e foi encaminhado a denúncia ao MPSP (Figura 2).

Nessa segunda denúncia, além da informação de que supostamente o Prefeito Nilson Gaspar e o Mário César Cobianchi estaria tentando calar o denunciante, também recebemos alguns diplomas e continuamos a investigação para saber se realmente eles existiram. Os diplomas que recebemos estavam em nome de Celso Lopes Secco (o denunciante) e Isaac Nobre (funcionário de confiança no gabinete do Prefeito de Indaiatuba). Contatamos as escolas onde supostamente foram emitidos os diplomas (Figura 3 e 4) e os representantes dessas escolas apresentaram uma declaração que essas pessoas que constavam nos diplomas não tinham formação nessas escolas que inclusive iriam tomar atitudes policiais e jurídicas pois usaram o nome não só da escola como da Secretaria Estadual de Educação dos Estados onde emitiram esses diplomas, “Essas pessoas devem ser punidas nas cidades onde residem e emitiram esses diplomas, vamos tomar as medidas cabíveis, faremos B.O. pois ele assinou em nome de um diretor e de secretário de ensino da escola, isso é falsidade ideológica, é crime”, indaga o diretor. Inclusive em uma escola de Indaiatuba, o código de matrícula de outro aluno foi usado irregularmente nesses diplomas (Figura 5 e 6).

Importante ressaltar que o Jornal Exemplo encaminhará esses novos documentos ao MPSP e continua as investigações dentro dos órgãos públicos municipais que se recusaram a fornecer informações referente aos funcionários trabalhando com diplomas falsificados, infringindo a Lei de Acesso à Informações Públicas n° 12.527/2011 e, também, será comunicado ao MPSP o não fornecimento ao jornal essas informações. (Figura 7)

O importante é que sejam investigados a fundo essas denúncias, pois o caso é tão sério que vários funcionários inclusive com cargos de confiança na Prefeitura Municipal de Indaiatuba foram exonerados após a denúncia publicada no dia 19 de março pelo Jornal Exemplo.

——————————————————————————————————————————————

Figura 1

04 - FIGURA 1

——————————————————————————————————————————————

Figura 2

04 - FIGURA 2

——————————————————————————————————————————————

Figura 3

04 - FIGURA 3

——————————————————————————————————————————————

Figura 4

Scanned Document

——————————————————————————————————————————————

Figura 5 

04 - FIGURA 5

——————————————————————————————————————————————

Figura 5 Verso

04 - FIGURA 5 VERSO

——————————————————————————————————————————————

Figura 6 Verso

04 - FIGURA 6

——————————————————————————————————————————————

Figura 6 Verso

04 - FIGURA 6 VERSO

——————————————————————————————————————————————

Figura 7 Verso

04 - FIGURA 7