Defesa Civil alerta para baixa umidade relativa do ar na cidade

Previsão 14%, nível já é considerado ‘estado de alerta’ pela OMS

Foto Eliandro Figueira – RIC/PMI

A Defesa Civil de Indaiatuba alerta para a condição de baixa umidade relativa do ar no município. O índice chegou a 14% na terça-feira (1), quando o nível aceitável pela OMS (Organização Mundial de Saúde) gira entre 40% e 70%.
“Quanto mais quente o ar no período de longa estiagem, menor a umidade do ar. Além da condição prejudicar a dispersão de gases poluentes, a baixa umidade do ar pode causar prejuízos à saúde como dor de cabeça, rinites alérgicas, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos que ficam vermelhos e congestionados, ressecamento da pele, cansaço.
A Defesa Civil orienta que nesta condição as pessoas tomem alguns cuidados, tais como: beber muito líquido, evite exercícios físicos entre 10 e 16h, lave as mãos com frequência e evite colocá-las na boca e no nariz e aplicar soro no nariz e olhos”, explica o coordenador da Defesa Civil, Paulo Cesar Feijão.
No site da Prefeitura, através do link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/seguranca/defesa-civil/boletins/, a população pode consultar os boletins diários com informações de previsão do tempo, velocidade do vento, índice ultravioleta e umidade relativa do ar. A página ainda emite alertas que variam de ‘vigilância’, em situações de normalidade, a ‘alerta máximo’, em casos extremos.

Defesa Civil
A Defesa Civil de Indaiatuba atua diante de situações de desastres naturais e apoia a população em ações emergenciais. De acordo com a situação vivenciada, é responsável por traçar um plano de ação e acionar todas as Secretarias e ou órgãos competentes para prevenir, solucionar ou amenizar a ocorrência.
A Defesa Civil também realiza palestras em escolas, instituições e empresas, principalmente para conscientizar contra o uso de linhas cortantes, animais peçonhentos, Cipa, e de cuidados com tempos secos ou enchentes.
Para acionar o trabalho da Defesa Civil, a população deve ligar no 153 e para solicitar palestras, o contato deve ser realizado pelo e-mail seguranca.defesacivil@indaiatuba.sp.gov.br.