Campanhas de vacinação contra a gripe e o sarampo já começaram na cidade de Indaiatuba

IMUNIZAÇÃO DISPONÍVEL

4 - Eliandro Figueira RIC PMICalendário 2022: fique atento a programação da Secretaria de Saúde do Município

A prioridade é dos idosos, crianças e profissionais da saúde

Dando sequência na Campanha de Vacinação contra a Gripe, a Secretaria de Saúde começa a imunizar todo o público a partir de 60 anos, já nesse início de abril em todas as unidades de saúde de Indaiatuba. Não será necessário convocação e não há pressa, uma vez que a vacinação estará disponível durante todo mês para este grupo específico. Profissionais de saúde também foram incluídos nesta fase, são considerados todos os que trabalham nos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade. Os trabalhadores da Saúde são aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Assim, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas. Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras.

Intervalo de doses
A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde. Os trabalhadores de saúde do Hospital Augusto de Oliveira Camargo, Hospital Santa Ignês, Hospital Vera Cruz São Camilo, UPA, UBS/PSF receberam suas doses em seus locais de trabalho.

É importante pontuar que para as pessoas acima de 12 anos, não é mais necessário aguardar 15 dias entre aplicação da vacina da gripe e a da covid-19. A vacinação contra a gripe para os dois públicos citados – profissionais de saúde e idosos a partir de 60 anos – estará disponível a partir de segunda-feira (4) em todas as unidades básicas de saúde. Embora não seja necessário uma convocação, é obrigatório a apresentação de documentação pessoal.

As salas de vacina funcionam das 7h30 às 16h30 de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Sarampo
A Secretaria de Saúde de Indaiatuba também anunciou a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores de Saúde contra o Sarampo. Nesta primeira etapa, somente profissionais de saúde serão imunizados em uma das 17 unidades básicas de saúde do município. A vacinação será realizada de forma seletiva, ou seja, será feita a leitura da carteirinha de vacinação antes da aplicação. Crianças devem ser incluídas na próxima fase a partir de maio.

Prevenção
Todo o cuidado é bem vindo pois o sarampo é uma doença grave, altamente contagiosa. Atinge principalmente crianças, mas também pode acometer adultos. O vírus se espalha por tosse e espirros, contato pessoal próximo ou contato direto com secreção de nariz ou garganta infectadas.

Há risco de o sarampo causar diarreia intensa, infecção de ouvido, perda da visão, pneumonia e encefalite (inflamação do cérebro), levando à morte.

Crédito: Eliandro Figueira RIC/PMI