Faz muito bem ao coração em movimento

Exercício aeróbico reduz a pressão arterial e diminui as chances de infarte

texto: Evelin Azevedo/infoglobo | foto: Divulgação

Nosso corpo foi planejado para se movimentar. Mas hoje, vários problemas de saúde decorrem do sedentarismo. Começar a praticar exercícios aeróbicos é a primeira recomendação de qualquer cardiologista. Mas para quem precisa começar com moderação, uma indicação é o treinamento aeróbico monitorado. Nele, os batimentos cardíacos são observados durante as atividades.
“É um trabalho individualizado, elaborado de acordo com a frequência cardíaca e a necessidade de cada aluno. A proposta é trabalhar o músculo mais importante do nosso corpo: o coração” – explica o fisioterapeuta Flávio Senra, da clínica Revigore.
As aulas são feitas com, no máximo, duas pessoas que utilizam esteira, bicicleta e cama elástica para manter a frequência cardíaca elevada.
Após dois meses de treinamento, Fernanda Ribeiro, de 40 anos, lista os benefícios do circuito.
“A minha dificuldade para andar rápido e correr sempre foi muito grande. Eu aprendi a como respirar durante os exercícios e a pisar corretamente na caminhada. Meu condicionamento está bem melhor” – afirma a publicitária, que sofre de asma e treina com o marido, Adilson de Paula, cardíaco.
De acordo com o cardiologista Marcelo Luiz Peixoto Sobral, os exercícios aeróbicos ajudam a metabolizar o açúcar e a gordura do corpo, o que diminui a pressão arterial e as chances de enfarte.
“Qualquer exercicio físico sob orientação correta faz bem” – afirma.